Líam



Pré-post: Não, não se trata de nenhum material do Liam Gallagher e seu oásis, então podem ficar tranquilos. ;)

Líam foi fundado na Alemanha em 2007 por M. Bochnig, inicialmente como um projeto solo, tendo gravado dois EPs e depois ter se transformado numa banda, pelo menos para apresentações ao vivo. Tudo isso no ano de 2007, ainda! Já durante o ano de 2008, o nome Líam começou a ser espalhado pelo mundo a fora, ajudado pela divulgação via myspace e last.fm, e tem surpreendido a muitos - eu mesmo, inclusive - com a tamanha habilidade e a essência que emana de suas músicas. Falarei mais sobre ela a seguir.

Seu primeiro trabalho, o EP Two Years and a Fragment reflete uma quimera de Black Metal com Post-Rock e Shoegaze envolvente e catártica, em muitos momentos soando melancólico e em outros soando mais reflexivo e contemplativo. Mesmo a música Etienne e seus 15 minutos de duração não cansa nem um pouco os ouvidos e nem permite vermos o tempo passar, tamanha a naturalidade e leveza que o Líam conduz suas atmosferas um tanto densas e nebulosas.

Já o trabalho seguinte, My Journey To The Sky, demonstra uma outra "face" do Líam. As músicas são mais curtas, em geral, e se encaminham pelo lado Post-rock/Shoegaze que já se fazia presente no outro trabalho, mas que nesse ganhou uma nova vivacidade e uma ênfase maior. Apesar disso, a essência de sua arte permanece a mesma, nos levando sempre a lugares vazios, nebulosos e calmos da nossa própria alma e nos fazendo respirar sua atmosfera e sentir cada molécula de nossa própria existência.

Ultimamente vem surgindo um bom número de bandas de Black Metal que se enveredam pelas atmosferas siderais e reverberantes do Post-Rock, Ambient e afins, e particularmente aprecio muito essa proposta, tanto quanto arte em si como quanto fã de música. O Líam é mais uma banda que veio para somar, ou melhor, multiplicar e potencializar o tal gênero, com muita competência, habilidade e criatividade. Espero, sinceramente, que gostem! ;)


[last.fm] | [myspace]


[2008] Two Years And A Fragment (EP)

01 - Debris
02 - Etienne
03 - Particles

[download]


[2007] My Journey To The Sky (EP)

01 - Born
02 - Wide
03 - A Decision
04 - Air
05 - Out

[download]


ps: you can purchase Líam eps in the myspace site.

Nenhum comentário: