Collapse Under The Empire





Collapse Under The Empire é o nome de uma banda oriunda de Hamburg, Alemanha, que surgiu em meados de 2007 com o intuito de tocar instrumental/post-rock ao seu próprio modo. Sendo uma banda completamente independente até o dado momento, eles lançaram seu debut album intitulado "systembreakdown", lançado já em 2009, e é sobre ele que falarei agora e postarei neste espaço.

Desde os primeiros segundos da audição do colapsodosistema, algumas coisas saltam os olhos (ou ouvidos), como a produção do álbum. Mesmo sendo lançado e produzido de modo totalmente independente, é de impressionar a sua (alta) qualidade, com todos os instumentos aparecendo de forma bem límpida e inteligível em todas as músicas. Não só os intrumentos em si, como também os efeitos eletrônicos que a banda emprega em lugares bem estratégicos em cada uma de suas músicas, o que confere um perfume e sabor bem especial a cada uma delas, além de empregar uma certa atmosfera futurista e cibernética, digamos assim, ao seu universo sonoro. Em vários momentos, essa união de música eletrônica (de boa qualidade, diga-se) com o post-rock remete imediatamente ao 65daysofstatics, que parece mesmo ser a maior influência da banda. Em outros, já lembra o God is an astronaut em seu primeiro trabalho, The end of the beginning, onde a banda flertava bem mais com gêneros eletrônicos. Pode ser que a banda ainda careça de certa maturidade, mas nada mais natural se tratando do tempo em que ela existe, e ainda assim acho que ela muito pouco afeta a qualidade do CD.

É compreensível a "bronca" que muitas pessoas tem do post-rock contemporâneo, alegando que existe um oceano infindável de bandas que se adentram na dimensão do gênero e a maioria nada mais faz do que um copy-and-paste do que bandas mais famosas e consagradas já fizeram em outras épocas, o que é uma crítica válida. Porém, percebo que essa banda aqui revela um potencial e criatividade gigantescos, algo que o tempo não tardará em transformá-los em belíssimos trabalhos e poderá elevar-lhes a níveis bem mais altos do que a maioria das bandas post-rockers que vem borbulhando em vários cantos do globo, além do mais, seu trabalho constrói uma atmosfera difícil de resistir e é de assimilação fácil e agradável. Por isso, achei que mereciam um espaço aqui, para serem divulgados e ter seu nome espalhado por vários cantos e ouvidos do globo a fora. Enfim, aproveitem-o ;)


*Além dos álbuns já postados aqui antes, trago-lhes aqui o novo full-length do CUTE (ficou bonitinha mesma essa abreviação, também acho), o Find A Place To Be Safe. Acho excelente ver que a banda está com todo o gás e lançando dois álbuns completos num espaço de menos de 9 meses, algo raro de se ver mesmo entre bandas iniciantes na atualidade. Quanto ao álbum em si, não esperem nenhuma surpresa em relação ao debut. Aquele post-rock mais "happy happy" e encoberto com camadas eletrônicas e nuances ambientes, bem ao estilo do primeiro trabalho do GIAA, continua firme e forte, talvez ainda mais refinado do que antes. Um belo aperitivo para o final do ano, sem sombras de dúvids. Espero que gostem!

[last.fm] | [myspace] | [official homepage]




[2009] Find A Place To Be Safe

01 - Captured Moments
02 - Crawling
03 - Find A Place To Be Safe
04 - Tranquillity
05 - Angle Of Incidence
06 - Decay
07 - Far To The Past
08 - A Smell Of Boiled Greens
09 - Intelligence
10 - Conscious Of Thirty Nine
11 - Take A Shot On Me


[review in english]


[purchase]



[download]




[2009] Crawling

01 - Crawling
02 - Captured Moments


[download]




[2009] systembreakdown

01 - Monumental Sequence
02 - Sky Falling
03 - Innocence
04 - The Taste Of Last Summer
05 - Quiet Dimension
06 - Environmental Obssession
07 - Turn
08 - Depending On You
09 - Further Than The End Of The World
10 - Buried In Pieces


[review in english]


[purchase]


[download]

VA - East Of The Wall-Year Of No Light-Rosetta Split





Bem, diferente do que normalmente postamos por aqui, deixarei-vos desta vez um split álbum onde 3 bandas muito interessantes do cenário mais alternativo do Metal (sic) participam, sendo elas East Of The Wall, Year Of No Light e Rosetta.

Sobre a primeira delas, talvez seja a menos conhecida e mais inusitada das três. Seu som transite por muitos universos distintos ao mesmo tempo ainda que tenha (e muito bem) uma identidade bem solidificada. Por muitos momentos, suas músicas nos remetem a nomes de Progressive/Math Metal como Canvas Solaris, em outros percebem-se ecos de Post-Rock e de Metal psicodélico na melhor escola de um Kayo Dot/maudlin of the Well e em outros existe aquele toque meio Ambient que me fez lembrar o Ki, do Devin Townsend Project.

Já o Year Of No Light e Rosetta devem ser mais bem conhecidos de muita gente que passa por esse blog. A primeira banda tem origens francesas lá dos idos de 2001 e se dedica ao tal-chamado Post-Metal, lembrando muito o trabalho de bandas como Cult Of Luna e já tendo feito tour com nomes de peso (literalmente) como Isis. Talvez seu maior diferencial em relação às bandas do seu gênero é a profundidade ainda mais abíssica e obscura de suas músicas, ganhando quotes como "The Cure tocando Sludge", fato esse que eu hei de concordar (com certas ressalvas, of course). Falando ainda no Cure, a outra banda do split, Rosetta, participa com uma só música e que se trata justamente de um cover deles, chamado Homesick, parte do álbum Disintegration. Cover esse que ficou excelente, devo-lhes dizer, pois consegue traduzir átomo por átomo o feeling da música original ao seu microcosmo sludge.

Sei que as postagens no blog foram meio escassas esses mês, mas, como todos aqui, foram dias muito difíceis para este aqui que escreve a resenha e penso que deve ter sido o mesmo para os meus colegas do blog, por isso peço desculpas de todo modo. Mas agora, com mais tempo livre, posso deixar mais coisinhas interessantes aqui, começando logo com este CD que me surpreendeu um bocado, pois particularmente nunca fui muito fã das três bandas participantes e agora percebo a qualidade sônica que elas possuem e não fui capaz de perceber antes.

Enfim, isso é tudo. Feliz dia 25 de dezembro todos! ;D


[Rosetta last.fm] | [East Of The Wall last.fm] | [Year Of No Light last.fm] | [Rosetta myspace] | [East Of The Wall myspace] | [Year Of No Light myspace]





[2009] Split

01 - East Of The Wall - Scumbrella (Mud Button)
02 - East Of The Wall - Scumbrella (Slit)
03 - East Of The Wall - Scrumbella (Dirt Merchant)
04 - Year Of No Light - Cimmeria
05 - Year Of No Light - Metanoia
06 - Rosetta - Homesick (The Cure Cover)


[review in english]


[purchase]


[download]

H.O.P.E.



H.O.P.E. é nada mais que o projeto solo do francês chamado Nikolas Alkariis, tendo lançado seu primeiro (e único álbum, até onde se saiba) em 2006, sob o nome de Reason And Divine. E então vocês perguntam: "Tá, mas e daí? qual é a dessa banda, afinal?"

Bom, trata-se aqui de uma banda não mais do que inusitada. Sua base sonora é calcada firmemente num Symphonic/Post-Black Metal que remete imediatamente a nomes como Hollethon e Transcending Bizarre?, adicionando ainda toques vanguardistas aqui e acolá que lembram o já-postado-aqui-anteriormente Nachtmystium, porém, é impossível não se chocar quando, reunido com estes elementos musicais, ouve-se um vocal à la Muse/Radiohead (?!) e interseções eletrônicas cuja inspiração bebe diretamente das melhores fontes cyber e synth-pop! Sim, isso mesmo que você acabou de ler, Black Metal com elementos de Indie Rock!

Claro que eles só se dão o ar de sua graça em alguns momentos mais esparsos, mas não deixa de ser chocante ver a ousadia de fazê-lo, mesmo em poucos instantes. E fazê-lo muito bem, diga-se de passagem, pois eles realmente conferem um tonalidade totalmente renovada e diferenciada ao que pode-se esperar de algum CD de Black Metal alternativo (sic) e tornam a execução especial, alternando aqueles momentos de fúria negro-metálica em puro fervor com a dramaticidade e introspecção irradiada via essas interseções indie-like e alguns momentos mais serenos onde linhas de piano e interseções pop-cibernéticas dão o ar de sua graça.

Apesar de ter me chocado um pouco assim que deixei o CD rolar e de ter ficado com uma certa ojeriza à primeira vista com essa proposta, tive que me render e assumir que trata-se de um álbum excelente e ousado, fazendo jus a alcunha Avantgarde que muitos o conferem., valendo lembrar que, apesar de ser algo bastante underground, a produção está muito mais do que aceitável, talvez acima da média inclusive do sub-sub-sub-gênero no qual se situam. Logo, acho que seria de muito bom grado deixar o trabalho do H.O.P.E. aqui e que cada um tenha a chance de conferir o grande álbum que fizeram. Enjot it. ;)


[last.fm] | [myspace] | [official website]



[2006] Reason And Divine

01 - An Ordinary Morning
02 - Chateau Noir
03 - My Own Interior Way
04 - My Second Self
05 - Absinthe
06 - Racine Mortelle
07 - A Light Despair
08 - Hope


[review in english]


[purchase]


[download]

Alcest and Les Discrets




Acho que dispensa apresentações quando se trata de Neige e toda sua genialidade, ainda mais quando o assunto é Alcest. Não vou me atrever a falar minunciosamente desse trabalho, pois com toda certeza seria impossível colocar em palavras toda a perfeição que gira em torno das experiências musicais criadas por esse homem. Dessa vez ele vem acompanhado do incrivelmente talentoso, Fursy Teyssier e o seu Les Discrets que apresenta um traballho igualmente belo.

As duas primeiras faixas do Split são do Alcest, sendo que a primeira é uma "volta" as raízes Black Metal, lembrando muito o trabalho feito no Amesoeurs, mas ainda assim possui as características principais do Alcest, já a segunda faixa tem uma paisagem mais calma, priorizando elementos do shoegaze e vocais limpos em seu decorrer.
A segunda parte do Split é feita pelo Les Discrets. Apresenta 3 faixas, onde a sonoridade que anteriormente era voltada mais para o neo-folk dessa vez caminha para o lado mais melancólico do rock/shoegaze, sendo a maior referência, o próprio Alcest.

Quem conhece os trabalhos anteriores de ambas as bandas sabe que a probabildade de sair algo de ruim disso é praticamente zero, e no caso do Les Discrets que é menos conhecida, fica a oportunidade para conhecer o som da banda que deve lançar o seu primeiro full-lenght no ano que vem, sendo que uma amostra do que vem por ai é a faixa Song for Moutains, presente nesse Split que é simplesmente genial.

Pra quem não sabe o Fursy é o responsável pelas capas do Alcest, Amesoeurs, Lantlôs, Arctic Plateau e outras e dessa vez assina mais esse trabalho, onde mostra que seu talento transcende o ambiente musical e alcança outros patamares como o desing gráfico e até mesmo animações, que podem ser conferidas em seu site oficial.


[Alcest myspace] | [Les Discrest myspace] | [Alcest last.fm] | [Les Discrets last.fm]




[2009] Alcest/Les Discrets (Split)

01 - Alcest - Percées De Lumière
02 - Alcest - Circe Poisoning The Sea
03 - Les Discrets - L' Échappée
04 - Les Discrets - Après L' Ombre
05 - Les Discrets - Song For Mountains


[purchase]


[download]