Labirinto é uma banda oriunda de São Paulo city, BR, talvez sendo a primeira banda nacional a ser postada aqui, neste espaço virtual. Sua proposta é calcada no que chamamos de Post-Rock, mas não seria correto dizer que o Labirinto é tão somente isso, já que seu universo musical não é do tipo que apresenta fronteiras e algoritmos exatos em sua arquitetura. E nem restrito a música, já que suas composições não se restringem somente a música, mas toda a arte que a envolve, como a arte gráfica, por exemplo, absorvendo influências que abrangem ainda os campos da fotografia, literatura e tudo relativo a composição artística como um todo.
Tendo já sete anos de estrada desde então, pode-se perceber que eles atingiram um grau de maturidade suficiente a ponto de nos entregarem composições muito bem tecidas, inteligentes e envolventes, claro. Grandiosas, suas durações giram entre 8-12 minutos quase sempre, absorvendo influências diversas como música ambiente, clássica moderna, minimalismo, sem contar música tradicional brasileira em alguns momentos. Uma analogia com gente como Mono e Godspeed You! Black Emperor, dentro das devidas proporções, não seria totalmente descabida, o que por si só já é algo memorável para um lugar com tão pouca cultura em meios post-roqueiros.
Deixo aqui seus dois últimos trabalhos, o EP Etéreo, lançado no ano passado, e o full-length Anatema que saiu a pouco. Este último foi gravado no estúdio Steve Albini, em Chicago, que já recebeu bandas como Nirvana e Pixies. Sinal que eles investiram pesado neste álbum, realmente, e o álbum fez muito jus a tal investimento. É bom ver que algumas bandas de Post-Rock vem surgindo por aí, a maioria delas com qualidade equiparável, senão melhor, a média das bandas que tem pelo globo a fora, exemplo de Fossil, Herod Layne, Amnese, dentre outros. Se considerarmos o pouco, talvez inexistente incentivo ao gênero pelas terras brasilis, é algo memorável e digno de atenção, de fato.
Por fim, só resta dizer: Aproveitem!
[last.fm] | [myspace] | [official website]
[2010] Anatema
01 - Reverso
02 - Incendiários
03 - Chromo
04 - Huo Yao
05 - Flagelo
06 - Anatema
[review in english]
[purchase]
[download]
[2009] Etéreo
01 - Arcabuz
02 - Temporis
03 - Silêncio Póstumo
[download]