The Black Angels



Da série "bandas cujo nome começam com Black [insira aqui alguma coisa obscura, ocultista e/ou de vibe retrô]", temos aqui mais um exemplar: The Black Angels. Mais uma a fazer companhia anomes tipo Black Mountain (já postado aqui a alguns meses), Black Rebel Motorcycle Club não só em sua alcunha inicial, mas também em sua proposta musical: Rock puro, cru e simples, impulsionado por rotores psicodélicos, bad trips, xamãs de tribos ancestrais e rituais ocultistas. Soa interessante, não?

Desde o nome adotado pelos texanos, retirado de uma música do Velvet Underground, "The Black Angel's Death Song" percebe-se a influência daquela época saudosa (e nebulosa), que situa-se entre os 3 últimos anos da década de 60 e os 4 primeiros dos 70. Além da turma encabeçada por Nico e Lou Reed, percebemos muitos ecos de seus contemporâneos, como The Doors, Stooges, Black Sabbath, Mountain, bem como contemporâneos do próprio TBA, como os citados 'black brothers', sem contar gente do calibre de The Warlocks, Asteroid #4, Dead Meadow, The Blue Angel Lounge, todos dedicados a ressucitar e reverberar aqueles riffs e harmonias de aura lisérgica, elameada e transcendente que rondava o cosmos por volta de 40 anos (terrestres) atrás e nos guiava a domínios insondáveis de caos primordial e paisagens astrais da mais pura demência psicotrópica.

Aproveitando o gancho da apresentação da banda no SWU, no New Stage do dia 14, deixo aqui seus três full-lengths. Os dois primeiros são marcados por um grau maior de experimentalismo, flertando por algumas vezes com o Krautrock e invocando atmosferas pagãs, sob tonalidades que parecem vindas diretamente de um pesadelo provocado por alguma bad trip poderosa, obra de cogumelos sorridentes que dançam nas estrelas e flores ancestrais que escorrem pela terra. Já o terceiro trabalho, Phosphene Dreams, já invoca uma atmosfera um pouco menos enevoada e um pouco mais linear e upbeat, mas sem perder o pique deixado dos trabalhos antecessores. É ainda uma viagem catártica por reinos oníricos e acidamente malignos, porém, não soa tanto como uma "bad" trip. Uma "trip", somente, e das boas.

Degustem-nos!


[last.fm] | [myspace] | [official homepage]





[2010] Phosphene Dreams

01 - Bad Vibrations
02 - Hunting At 1300 McKinley
03 - Yellow Elevator #2
04 - Sunday Afternoon
05 - River Of Blood
06 - Entrance Song
07 - Phosphene Dream
08 - True Believers
09 - Telephone
10 - The Sniper


[review in english]


[purchase]


[download]





[2008] Directions To See A Ghost

01 - You On The Run
02 - Doves
03 - Science Killer
04 - Mission District
05 - 18 Years
06 - Deer-Ree-Shee
07 - Never/Ever
08 - Vikings
09 - You In Color
10 - The Return
11 - Snake On The Grass


[review in english]


[purchase]


[download]




[2006] Passover

01 - Young Men Dead
02 - The First Vietnamese War
03 - The Sniper At The Gates Of Heaven
04 - The Prodigal Sun
05 - Black Grease
06 - Manipulation
07 - Empire
08 - Better Off Alone
09 - Bloodhounds On My Trail
10 - Call To Arms


[review in english]


[purchase]



[download]

Lunatic Soul




Lunatic Soul é o projeto solo do Mariusz Duda, vocalista e baixista do Riverside, banda polonesa de Prog rock que vem tendo um grande reconhecimento de mídia e público nos últimos tempos, especialmente com o último álbum Rapid Eye Movement (que ainda pretendo postar aqui, diga-se de passagem :] ). O som do Lunatic Souls difere um pouco do trabalho de sua banda e de outras bandas similares como Indukti e Quidam, devido a onipresença de violão junto com sintetizadores e elementos eletrônicos (!) e influência de música oriental (!!), mas mantendo ainda a atmosfera de sua banda original.

De fato, isso soa estranho e até paradoxal, mas desde as primeiras notas se percebe que essa mistura um tanto inusitada se encaixa perfeitamente e cada momento e expandiu os horizontes sonoros e harmônicos do Riverside a outros níveis, dando um ar mais intimista as músicas e até meio épico, soando às vezes como uma trilha sonora e outras apenas como "música para ir dormir".

Em resumo, é um álbum extremamente bem feito e até original em sua proposta, que nos transmite uma atmosfera relaxante ainda que levemente melancólica e obscura de forma espontânea e impressionante. Bom, ficadica! ;)

//Update: Novo álbum do Lunatic Soul, segue link abaixo. Diria até que é melhor do que o antecessor, simplesmente... foda! Aproveitem, e sem moderação. ;)

//Update 2: Aproximadamente um ano após o nascimento do II, surge o mais novo trabalho. Intitulado Impressions, o que há de se pensar ao ler os primeiros comentários sobre este álbum - o que eu mesmo pensei, por exemplo - é que se trata de um álbum de "sobras". Mas não, não é o caso, crianças. A ideia, segundo palavras do próprio Mariusz, é dar vida a ideias antigas, criadas na época dos dois primeiros álbuns, e que por algum motivo transcendental não vieram a figurar neles. Sua ideia inicial era lançá-las como B-Sides, mas achando que não faria jus a sua qualidade, resolveu simplesmente gravá-las com uma roupagem revitalizada, ou simplesmente criar um novo esqueleto, pele e face a elas. As músicas aqui são todas instrumentais, mas todas deliciosas de se ouvir da primeira a última nota, matendo aquele clima soturno e surreal com pitadinhas de música oriental aqui e acolá que tornaram os dois primeiros CDs tão aclamados e admirados.
Pois bem, enjoy it!


[official website] | [myspace] | [last.fm]





[2011] Impressions

01 - Impressions I
02 - Impressions II
03 - Impressions III
04 - Impressions IV
05 - Impressions V
06 - Impressions VI
07 - Impressions VII
08 - Impressions VIII
09 - Gravestone Hill (remix)
10 - Summerland (remix)


[purchase]


[download]






[2010] Lunatic Soul II

01 - The In-Between Kingdom
02 - Otherwhere
03 - Suspended In Whiteness
04 - Asoulum
05 - Limbo
06 - Escape from ParadIce
07 - Transition
08 - Gravestone Hill
09 - Wanderings


[review in english]


[purchase]


[download]






[2008] Lunatic Soul

01 - Prebirth
02 - The New Beginning
03 - Out On A Limb
04 - Summerland
05 - Lunatic Soul
06 - Where The Darkness Is Deepest
07 - Near Life Experience
08 - Adrift
09 - The Final Truth
10 - Waiting For The Dawn


[interview]


[purchase]


[download]