YOB









YOB foi formado em 1996 por Mike Scheidt, nas terras cinzentas de Eugene, Oregon, onde seus membros já tinham um background local em bandas de Hardcore e Death Metal, principalmente. Mas sua proposta era diferente das bandas anteriores dos membros. Dessa vez, suas intenções eram elevar a alquimia de Doom Metal e Stoner Rock a níveis cada vez mais abissais de qualidade e profundidade musical.

O trio chamou a atenção da mídia e público desde os seus primeiros trabalhos, pela profundidade assombrosa em que suas harmonias mergulhavam dentro de cada música, pela psicodelia que então as permeava e pelo tom transcendental e esotérico de suas letras, remetendo imediatamente a bandas consagradas do gênero como Sleep, Electric Wizard, Burning Witch e Neurosis e fazendo assim a alegria (sic) dos fãs do gênero. Mas ainda assim, é de se ressaltar a identidade que eles possuem, desde o começo da carreira, não soando como um mero rip-off das bandas citadas em nenhum momento.

The Unreal Never Lived foi o último lançamento do YOB, e considerado por muitos (inclusive eu mesmo) como o melhor de todos, alcançando um nível musical que beira a perfeição no que se propuseram a fazer. É impossível não ouvir esse CD inteiro e não se sentir atordoado ou literalmente "chapado" (com trocadilho) pelas massas sonoras hipnóticas e abíssicas que emanam de cada música. Pena que, depois do lançamento desse álbum, a banda se separou e o Mike resolveu trilhar outros caminhos. De toda forma, diria que essa banda tem tudo para se tornar um dos maiores ícones do Doom/Sludge/Stoner/whatever ao lado dos carinhas que citei acima.

Álbum recomendadíssimo para quem quer derreter o cérebro até enlouquecer. So, enjoy it! ;)


//Aproveitando a brecha para postar aqui o lançamento do novo álbum, chamado The Great Cessation. Pelo jeito, a banda voltou a ativa em sua velocidade máx, ops, mínima, com direito a 5 doses sonoras capazes de fundir a massa cefálica numa pasta inválida de neurônios queimados e devidamente desmantelados. Delicioso, simplesmente!

//Aproveitando a brecha novamente para deixar-vos o trabalho mais recente dos cidadãos aqui, intitulado Atma. Neles, encontramos tudo aquilo que fez a banda "famosa" (sic) e que faz a alegria (sic²) dos fãs de seu Doom Metal massivo: Peso mastodôntico, riffs Sabbathísticos, músicas psicodelia vazando por tudo quanto é lado e aquela aura mística pseudosatânica não menos que saborosa. Perfeito para se ouvir no DOOMingo (sim, foi uma piadinha ruim e manjada), não acha? E melhor ainda para comemorar os 3 anos do vosso querido blog!

Enjoy!


[myspace] | [last.fm]




[2011] Atma

01 - Prepare The Ground
02 - Atma
03 - Before We Dreamed Of Two
04 - Upon The Sign Of The Other Shore
05 - Adrift In The Ocean


[review in english]


[purchase]



[download]




[2009] The Great Cessation

01 - Burning The Alter
02 - The Lie That Is Sin
03 - Silence Of Heaven
04 - Breathing From The Shadows
05 - The Great Cessation


[download]




[2005] The Unreal Never Lived


01 - Quantum Mystic
02 - Grasping Air
03 - Kosmos
04 - The Mental Tyrant


[review in english]


[purchase]


[download]

4 comentários:

Castro disse...

altamente recomendado.

Unknown disse...

muito bom!

Grotth disse...

Pena que deletaram o link do album novo.

De qualquer forma ótima atualização. YOB é foda demais.

Carlos disse...

Deletaram? Que merda, hein. Vou dar um jeito nisso, vlw pelo toque!