Soap&Skin




"Diante do piano de causa, Anja Plaschg, ou Soap & Skin [Sabão e Pele], mal ousa dirigir-se ao público. Este sustém a respiração para não pertubar a jovem de cabeleira negra. Com peças sombrias que aliam cravo, voz e eletrónica, é um fenómeno mediático. Tem 17 anos e um único álbum, mas a imprensa chama-lhe criança prodígio.

A virtuosa mantém o sangue frio. Em palco, a sua lilhueta miúda, vestida de negro, cativa o público mal abre a boca para murmurar ou gritar canções tenebrosas. Ao uivar como um cão, rugir ou mastigar as palavras, faz pouco dos ideais de beleza.

Anja cresceu na aldeia de Gnas, no sudoeste da Áustria. É filha de criadores de porcos. Aos 6 anos, começou a aprender dança e paino. Aos 13 anos quis desistir, mas o pai pediu-lhe que ficasse mais um ano. E então deu-se o Click. Passou a ensaiar 12 horas por dia, a estudar violino e a trabalhar com um software de música. Aos 14 anos, escreveu a sua primeira peça, para piano e dois violinos. A aldeia vê nela uma rebelde Punk e incompreendida.

Anja atirou-se à pintura e ao video e,aos 16 anos, foi aceite na academia de Belas Artes de Viena. A sua página no Myspace(myspace.com/soapandskin) soma mais de 160 mil visitas e nela acumulam-se declarações de amor dos fãs. Em Nova Iorque, conheceu um advogado de renome, que lhe propôs ser seu agente. As grandes ditribuidoras mandam representantes oas seus concertos.

A música de Soap & Skin tão depressa é terna, a lembrar os Sigur Ros -com voos pianísticos à Rachmaninov- como fulminante e desesperada. As letras das suas canções, melancólicas como só poder ser os escritos da juventude, são sublimes e maduras, por vezes chocantes. Apesar da gargalhada simpática, esta artista já deixou der ser apenas uma adolescente." Courrier Internacional


[myspace] | [last.fm]





[2009] Lovetune for Vacuum


01 - Sleep
02 - Cry Wolf
03 - Thanatos
04 - Extinguish me
05 - Turbine Womb
06 - Cynthia
07 - Fall Foliage
08 - Spiracle
09 - Mr. Gaunt PT 1000
10 - Marche funèbre
11 - The Sun
12 - DDMMYYYY
13 - Brother Of Sleep


[english review]

[purchase]


[download]

2 comentários:

thiago kerzer disse...

Outra maravilha!
Parabéns não só pela pesquisa musical que mostra talentos como esse, mas também pelo texto muito bem escrito e de forma cativante!

Holy Trousers disse...

Waow thank you for this discovery, i've been listening to this stuff for hours and hours.
Cheers !