Les Discrets




Les Discrets é um projeto oriundo da França, criado pelo artista gráfico Fursy Teyssier como a faceta musical de sua expressão artística. Além de ter sido membro do já finado Amesoeurs, ele também é responsável pela arte gráfico da banda Alcest, postada ontem mesmo por aqui, assim como nomes interessantes como o próprio Amesoeurs, Agalloch, The American Dollar e outros projetos que divagam entre a linha do Metal, Post-Rock e Shoegaze.

Já sobre o trabalho musical em si do Les Discrets, pode-se perceber influências das bandas que ele trabalha, ou já trabalhou. Tendo a sua primeira demo lançada em 2007, homonimamente, desde já percebe-se um Post-Rock com nuances de Shoegaze e Black Metal realizado com desenvoltura, apesar de abafada um pouco pela qualidade modesta da produção. Mesmo assim, já ficava para cada um a dica de uma banda promissora a ser checada num futuro bem próximo, pois talento apresentava de sobra. E eis que o prelúdio desse dia chegou no final de 2009, com o split lançado com seu miguxo do Alcest, na qual apresentavam duas músicas novas (brilhantes, devo dizer) e mais uma canção dessa demo. Mas não foi até esta semana que o seu primeiro álbum veio à mostra, sob o nome de Septembre Et Ses Dernières Pensées, refletindo toda a qualidade prometida desta aquela época.

A linha sonora é bem similar, mesmo, a do Alcest. Timbres BM fundem-se e condensam-se a uma estrutura Post-Rocker muito bem temperada com Shoegaze, onde sua temática voltada à natureza e temas árcades nutrem uma certa sensação melancólica, talvez nostálgica, em cada um que tem a chance de desfrutar de seu trabalho. Apesar da resenha aqui parecer bastante com a que escrevi ontem mesmo sobre o Alcest, devo salientar que não se trata, de modo nenhum, de um copycat. Les Discrets possui uma identidade própria bem evidente, apesar de se situar no mesmo nicho da outra banda. Como diferencial, vejo (ou melhor, escuto) canções um tanto mais serenas e fleumáticas, apresentando mais uma contemplação a natureza e antigas emoções do que senti-las em seu pleno ardor, deixando um sabor mais neutro e menos doce do que o Alcest, eu diria.

Acho que, com esses três parágrafos, já é possível ter uma boa noção do que se trata esse post aqui. As bandas prometeram lançar seus trabalhos em conjunto, logo, nada mais natural do que termos esta postagem aqui logo após a do Alcest. Como sempre, espero que apreciem-o bem. 'Til next time, guys.

//Edit: Novo álbum do Les Discrets fresquinho para vocês, galere. Tá magnífico e sublime, mantendo a verve do primeiro trabalho: Post-rock sob camadas de Shoegaze recheadas de uma grande nostalgia bucólica que poucos conseguem evocar com tanta riqueza e completude. Já nasce como um dos grandes lançamentos de 2012, que, aliás, começou muitíssimo bem. E, somente minha opinião, este CD ficou ainda melhor do que o Alcest novo. Apreciem!


[last.fm] | [myspace] | [official homepage]




[2012] Ariettes Oubliees...

CD1:
01 – Linceul d’Hiver
02 – La Traversee
03 – Le Mouvement Perpetuel
04 – Ariettes Oubliees I Je Devine a Travers Un Murmure…
05 – La Nuit Muette
06 – Au Creux de l’Hiver
07 – Après L’ombre
08 – Les Regrets

CD2:
01 – Le Souffle Froid
02 – Ariettes Oubliees II Il Pleure Dans Mon Coeur…
03 – L’Échappée – Acoustic version


[review in english]


[purchase] (release date: February 21st)


[download]





[2010] Septembre Et Sés Dernières Pensées

01 - L'envol Des Corbeaux
02 - L'échappée
03 - Les Feuilles De L'olivier
04 - Song For Mountains
05 - Sur Les Quais
06 - Effet De Nuit
07 - Septembre Et Ses Dernières Pensées
08 - Chanson D'automne
09 - Svipdagr & Freyja
10 - Une Matinée D'hiver


[review in english]


[purchase]


[download]

3 comentários:

andernee disse...

Absolutamente fantástico!
resenha nota mil.
Les Discrets e Alcest são duas belíssimas bandas que fazem um som muito peculiar, influências das mais variadas possíveis, delicioso de ouvir e admirar!

J.david disse...

Nossa nem me fala! o Ep deles tbm esta muito bom! Particularmente é Alcest e Les Discrets são obras primas! Difícil escutar e não gostar!
merece mesmo Nota mil para um som tão sem igual =D

Livia Safadinha disse...

Muito show. Sao muito bons

http://exhale.com.br