Yawning Man




O percurso dos Yawning Man é no mínimo interessante. Sua origem vem dos tempos remotos de 1986, quando três amigos residentes da região desértica da California resolvem montar uma banda com puro intuito de diversão, tanto que suas músicas eram basicamente jams feitas nos seus shows e ensaios pelos integrantes. Apesar de tão pouco conhecida hoje em dia, a banda possui uma importância histórica gigantesca, sendo ela integrante daquela época áurea do Stoner Rock californiano da virada dos 80 para os 90, de onde revelaram-se nomes como Kyuss e Fu Manchu. Seus shows eram sempre assim, em formato de jams, no meio do deserto, acontecendo graças a um gerador de energia elétrica que as bandas sempre traziam consigo. Daí, vieram as tão famosas Generator Parties que o Kyuss revelou para o mundo através de seu respeitável sucesso durante a primeira metade dos 90's.

Apesar de tantos anos de estrada, importância histórica e um respeito gigantesco por parte de todos naquela cena, YM só veio a lançar seu primeiro material oficialmente em... 2004! Isso mesmo, 18 anos de espera para debutarem. Paciência é uma virtude muito latente no sangue dos rapazes, isso é certo. Desde então, a banda passou a lançar material numa base mais regular e de modo mais ortodoxo, digamos. Em 2007, veio a vida o Vista Point, que nada mais é do que o álbum de 2004 (Rock Formations) incorporado de um EP mais antigo da banda. Nesse Rock Formations, nota-se um Stoner Rock instrumental arquitetado com notas limpas e apimentado com psicodelia em conserva made in 72, de tal modo a evocar imagens noturnas de um deserto, recheadas de desolação e uma serenidade quase alienígena, banhadas por estrelas fumegantes, luas incandescentes e a companhia de coiotes, lagartos e outros animais que habitam aquelas terras insólitas, ao passo que o EP mostra um Stoner mais fuzzy e slow-paced, fazendo lembrar mais diretamente gente como Dead Meadow.

Então, acrescentando mais um item em seu catálogo, eis que vem o Nomadic Pursuits, recém-saído do forno. Nele, podemos ver basicamente a mesma linha seguida no Rock Formations, talvez um pouco mais elaborada e menos psicodélica neste aqui. Percebo até elementos de Post-Rock dando as caras aqui e acolá, o que me lembrou logo de cara o My Sleeping Karma, banda postada há alguns meses aqui neste mesmo espaço.

Com todos os atributos e histórias para contar dos homens bocejantes, acho que deixá-los de lado é nada menos do que insanidade ou puro mau gosto. Pois, se reclamam tanto da falta de música autêntica no mundo contemporâneo, feita com alma, veias e sinapses, criada com o simples intuito de divertir e levar o ouvinte a novos e incogniscíveis horizontes, eis aqui uma prova de que ainda existem aqueles que mantem a chama acesa, mesmo sob efeito de geradores.

Enfim, that's all folks. Enjoy it!


p.s.: Antes que me esqueça, parabéns ETS, pelos 2 anos de vida! :D


[last.fm] | [myspace] | [official website]





[2010] Nomadic Pursuits

01 - Camel Tow
02 - Sand Whip
03 - Far-off Adventure
04 - Blue Foam
05 - Ground Swell
06 - Camel Tow Too
07 - Laster Arte


[reviews in english]


[purchase]



[download]





[2007] Vista Point


01- Rock Formations
02 - Perpetual Oyster
03 - Stoney Lonesome
04 - Split Tooth Thunder
05 - Sonno Bono Memorial Freeway
06 - Airport Boulevard
07 - Advanced Darkness
08 - She Scares Me
09 - Crater Lake
10 - Buffalo Chips
11 - Manolete
12 - Digital Smoke Signal
13 - Encouters With An Angry God
14 - Samba De Primavera


[review in english]


[purchase]


[download]

2 comentários:

Nuno Teixeira disse...

Antes de mais: Parabéns ao blog.

Sou um grande seguidor de Yawning Man e as expectativas para o novo disco do trio eram altas... a meu ver, perderam alguma da magia espalhada ao longo do "rock formations". Para mim: é das banda com a sonoridade mais viajante de sempre (tal como a banda germânica my sleeping karma). Oferecem horizontes infinitos de imagens e emoções.

Sou um regular seguidor deste blog. Boa continuação ;) Cheers

kurt disse...

Thanks so much for this, loved my sleeping karma and am looking forward to these guys.