Brian Eno




Nascido como Brian Peter George St. John le Baptiste de la Salle Eno em Woodbrish, UK, no ano de 1948, eis um dos nomes mais influentes ainda vivos e ativos na, digamos, música alternativa. Seu legado começou com o Roxy Music, lá nos early 70's, que se propunha em fazer algo que viria a ser chamado de Glam Rock futuramente (sem qualquer relação com Poisons, Cinderellas e porcariadas afins), se assemelhando a gente como o David Bowie. Com a dissolução do RM, Brian Eno partiu para novos horizontes sonoros, se tornando o maior expoente, talvez, da tal Ambient Music, onde predominam paisagens sônicas abstratas, sem chão nem teto, preenchidas apenas com vácuo cósmico e alegorias amorfas e surreais que por vezes se transformam em tempestades de decibéis.

Parte de sua fama não vem somente de seu trabalho como músico, mas sim daqueles como produtor, já tendo em sua bagagem gente como U2, Talking Heads e mais recentemente, Coldplay. Além disso, já teve colaborações com gente não menos influente que ele, como o Robert Fripp (King Crimson), Harold Budd (outro ícone da música ambiente), dentre outros que minha memória falha em lembrar (ou porque simplesmente não conheço). Com certeza, essa habilidade como produtor deve ter ajudado, e muito, em sua empreitada como músico em si, ajudando a moldar o som a seu bel prazer. Isto se ele não investiu em produção justamente com esse intuito.

Pois bem, seu novo trabalho, intitulado Small Craft On A Milk Sea, já pode ser encontrado logo abaixo. Nele, podemos ver um pouco do Eno antigo, como no Plateaux Of Mirrors, porém enxerga-se também toques de eletrônica mais furiosa, digamos, presentes em algumas faixas, bem como toques aqui e acolá de Math/Post-Rock. Se não é um clássico definitivo do Eno, certamente é um álbum que mostra que o cara, já sessentão, continua com ímpeto e criatividade afiados, o que já o coloca num patamar acima de muita gente que parece cair aos pedaços com 20, talvez 30 anos a menos.

Bom, tá dado o recado. Aproveitem!


[last.fm] | [fanpage]





[2010] Small Craft On A Milk Sea

01 - Emerald and Lime
02 - Complex Heaven
03 - Small Craft on a Milk Sea
04 - Flint March
05 - Horse
06 - 2 Forms of Anger
07 - Bone Jump
08 - Dust Shuffle
09 - Paleosonic
10 - Slow Ice, Old Moon
11 - Lesser Heaven
12 - Calcium Needles
13 - Emerald and Stone
14 - Written, Forgotten
15 - Late Anthropocene



[review in english]


[purchase]


[download]

Um comentário:

PEÇANHA, A.A. disse...

Oi Carlos,

faz tempo que não passo por aqui. Sempre que venho, percebo que estou, de certa forma, sintonizado com as postagens do blog. Tenho ouvido bastante Brian Eno por esses dias, mas mais dos albuns antigos. Já que essa novidade foi recomendada por você é impossível não baixar!

Valeu por compartilhar.

Um abraço