Another Vertigo Rush



A Índia é conhecida mundialmente pela sua rica e milenar cultura, belas construções, e uma grandiosa população, etc. Porém, acho que poucos tem ideia da cena musical "underground" que há no país, exceto aqueles mais aficcionados por curiosidades vindas de países, digamos, exóticos. Admito que já tive fases de ficar caçando bandas de lugares obscuros e distantes no Metal-Archives, o que me fez topar com alguns artistas hindus, óbvio, mas nada que me chamasse a atenção.

No entanto, eis que surge algo digno de fazer festa aos meus ouvidos: Another Vertigo Rush. Não sei bem sobre suas origens, a não ser que são oriundos da cidade de New Dehli e em um full-length, Murphy's Law, nascido em 2008 e que compartilharei convosco neste post. Desde a arte gráfica a temática lírica, passando, obviamente, pelas construções harmônicas, tudo aqui tem cheiro de Tool & A Perfect Circle. Não com a mesma complexidade e profundidade, até porque acho algo quase intangível de se obter a não ser pelos mesmos, mas a inspiração tá lá, de forma saudável e bem aproveitada. Como se fosse a matéria-prima das tintas com que pinta cada faixa do CD.
Outro ponto de destaque é uma boa alternância e unificação entre momentos recheados de fúria com momentos mais doces e auto-reflexivos. Afinal, a consciência humana não é muito diferente, né? Além disso, posso ainda identificar alguns matizes de Nine Inch Nails, ambiências psicodélicas Post-Rockers e, sim, ecos de Deftones e Nu Metal podem ser ouvidos em algumas passagens. Isso os torna pior? De modo algum! Até eu, que tenho preconceito com o tal subgênero (tá, eu assumo que gosto dos 2 primeiros do Defontes, resquício da adolescência), vejo tais ecos como algo bem inserido em sua música, diria que até enriquecedor. Acho que o Consecration, postado aqui a alguns meses, serve como um bom paralelo com o trabalho dos rapazes hindus, apesar do AVR parecer mais simples estruturalmente.

Por fim, devo dizer que, apesar deles não atingirem ainda seu ápice de maturidade e de criatividade, não poderiam estar na trilha mais certa para tal. Só espero que não venham a definhar e empalescer devido as prováveis dificuldades que devem enfrentar para realizarem seu trabalho em seu país natal, que imagino serem comparáveis, provavelmente piores do que em Terra Brasilis.

Pois bem... só resta dizer: Aproveitem!


[last.fm] | [myspace]





[2008] Murphy's Law

01 - Drop
02 - The Vibe
03 - Om
04 - Disconnect
05 - Conclave
06 - Phase II
07 - Prevail
08 - Connect
09 - Anger Management
10 - Prologue: Indigo Children


[review in english]



[download]

Nenhum comentário: