Vinyl Williams





Fruto da mente criativa de Lionel Williams, um californiano nascido em Março de 1990, temos o Vinyl Williams, que, posso dizer com segurança, foi uma das descobertas musicais mais felizes que fiz nos últimos meses sem qualquer gota de dúvida. Não sei bem sobre a história do projeto em si, mas percebo que a maioria das músicas parecem vir de 2010 e 2011, tendo dois full-lengths lançados até o momento, Naked Sanctuary, o mais antigo, e Lemniscate o mais recente. Serão estes que eu postarei logo abaixo, neste espaço, incrementados de algumas músicas "unreleased" em cada um deles.

Sua arte sonora, como muitos das bandas e projetos que deixo por aqui, é bem difícil de categorizar. Algo que não gosto muito de fazer, devo admitir, mas procuro realizar mesmo assim em prol de uma melhor compreensão do que se trata o trabalho do povo. Aqui, temos um belíssimo Shoegaze, doce e etéreo como convem, vestido com os melhores tecidos Krautrock feitos em muito tempo. Todas as músicas evocam uma aura mística exuberante e transcendente, evocando espíritos e espectros vagantes a muito adormecidos, ou simplesmente viagens siderais sem caminho de volta por galáxias desconhecidas e recantos obscuros da imensidão cósmica, algo que era realizado com maestria suprema por gente que atendia por Can, Popol Vuh e Neu! a um bom número de décadas atrás. Esta curiosa alquimia que rendeu a curiosa tag de "Shoegroove", ou "Spacebeat", como dito no last.fm.

Pois bem, a parte de rótulos e yadda yadda, temos aqui dois digníssimos trabalhos que, no mínimo, colocam o VW (não confundir com Volkswagen, kids) no patamas de bandas extremamente promissoras e "to check out in the near future". São gente como o Lionel que me faz perceber que a criatividade musical não arrefeceu-se de vez no limbo de gente derivativa e vazia que polui o mundo a fora. Recomendado ao extremo para quem gosta da galera tipo Have a Nice Life & cia. (Afterlife, Giles Corey), Menace Ruine, e Shoegaze como um todo...

Degustem!

ps: O rapaz mentor do projeto ainda faz pinturas, e muito bem, obrigado. A quem interessar, aqui.


[last.fm] | [bandcamp]





[2011] Lemniscate

01 - Tokyo -> Sumatra
02 - Higher Worlds
03 - Stellarscope
04 - Who Are You?
05 - Grassy
06 - Objects of the Source
07 - Inner Space
08 - Open Your Mind
09 - Follow In Your Dreams

Unreleased:
?? - Haunted!
?? - SpiritualT Visions BayB


[review in english]


[download]





[2010] Naked Sanctuary

01 - 100
02 - Freshly Picked Diamonds
03 - Zeal Biotics
04 - Spiral Galaxy
05 - Psychic Shine

Unreleased:

?? - Emporium
?? - Gold
?? - Ooh Aah
?? - The Inner Kingdom


[review in english]



[download]

Um comentário:

cesar disse...

Estão quebrados os links para download. Teria como atualizá-los? Grato.