Autumnblaze











Autumblaze é uma banda alemã formada por Alvar Eldron (vox, guitars) e Arisjel (backing vox, lyrics), por volta de 1994, e suas intenções eram unir a agressividade e força do Black/Death Metal com a melancolia e melodia do Katatonia (eles eram Doom na época, lembram-se?). Pois bem, depois de gravarem várias demos, conseguiram o primeiro contrato com uma gravadora e lançaram seu primeiro CD, e partir daí a estrutura da banda foi abalada por várias turbulências internas, discussões, e todo aquele blablabla que acontece ns melhores famílias, culminando em sua separação em 2005.

Mas agora, falemos do som deles, que merece um destaque especial, lógico. Muitos chamam de depressive rock, rock n' sad, e rótulos afins, que eu particularmente não abomino mas não descrevem a banda tão bem quanto poderiam. Diria que a sua sonoridade lembra bastante a do Anathema na fase pós-The Silent Enigma, mas sem a densidade melancólica da mesma, deixando que ela se apresente de forma mais suave e num tom mais dramático. Além de Anathema, percebe-se uma também grande influência de The Cure, especialmente na fase Pornography (tendo inclusive o cover de Cold nesse álbum), Disintegration e Bloodflowers. Bandas como Paradise Lost, Tiamat, Lacrimas Profundere e Antimatter são ótimas refêrencias também.

Uma observação importante: a banda parece ter decidido se reunir no começo desse ano e um novo álbum está marcado já para novembro-08. Disseram que vai ser o álbum mais intenso e diversificado que já fizeram até hoje. Bem, eu costumo ser cético quanto a esses reuniões e o que pode vir delas, mas é bom saber que estão de volta. Não colocaria eles no nível de Anathema, Katatonia, ou do Antimatter, mas eles são excelentes e merecem uma atenção especial daqueles que apreciam o gênero. Especialmente esse álbum, que considero o melhor deles pela qualidade de algumas músicas (The Nature Of Music, Shells And Butterflies e o cover de Cold) e pelo conjunto em si. Enjoy it!


*Pois bem, quase um ano depois dessa mesma postagem, eis que sai o novo álbum! Pelo jeito eles cumpriram mesmo a promessa e fizeram um álbum bem diversificado, abrangendo praticamente todas as "fases" da banda. Nele, percebe-se também uma veia metal mais 'sangrenta' , digamos, algo que só se fez presente em seu primeiro álbum. Talvez a maior perda nesse CD novo em relação aos demais é a ausência do lado mais atmosférico de sua sonoridade, se apresentando um pouco mais "direta e reta" do que antes, mas a melancolia e o surrealismo sutil que havia em todos os seus trabalhos continuam lá, irretocáveis. Não sei dizer, ainda, se é o melhor trabalho da banda (e parece não ser), mas é um CD excelente! É sempre ótimo ver mais uma ótima banda voltando à ativa, de todo modo. So, enjoy it!

[myspace] | [official website] | [last.fm]





[2009] Perdition Diaries

01 - Wir Sind Was Wir Sind
02 - Who Are You?
03 - I Had To Burn This Fucking Kingdom
04 - Haughtiness and Puerile Dreams
05 - Brudermord
06 - Empty House
07 - Neugeburt
08 - Ways
09 - The Forge
10 - Saviour


[purchase]


[download]





[2002] Mute Boy Sad Girl


01 - Mute Boy Sad Girl
02 - It Never Felt Like This Before
03 - The Nature Of Music
04 - Can't Save Anyone
05 - Kiss My Fear Away
06 - I Am Water
07 - Cold
08 - A Crow On My Shoulder
09 - Shells And Butterflies

[review in english]

[download]


Um comentário:

Isabella Santoro disse...

CD muito bão, é meu favorito do Autumnblaze :)