"Lançado em 1969, Hot Rats parece ser o disco que mais atingiu os ouvidos daqueles que não fazem parte dos doentes pela obra de Frank. Talvez por ser considerado, ao lado de Bitches Brew do Miles e Third do Soft Machine, um disco que inaugura o maravilhoso e polêmico jazz fusion, ou simplismente fusion.A audição inaugural sempre causa espanto. Considerado um hino aos fãs, Peaches En Regalia abre com uma sonoridade quase orquestral que passea por fraseados tipicamente zappianos, além de intrusões/ alusões a elementos orientais. Metais, guitarra e teclado ditam o ritmo dessa paulada com seguidas frases que se alternam com o tema.Willie the Pimp traz a participação de Captain Beefheart, velho amigo de Frank, que canta agressivamente com um riff tocado ao violino. Espetacular!
Vale destacar a participação da guitarra de Zappa, que dá uma aula de como fazer parte desse tipo de som sem atrapalhar a sonoridade da banda. Detalhe curioso é que a formação varia bastante de faixa para faixa, mas o molho da cozinha é sempre quente!
Fluidez é a palavra que mais se encaixa ao disco, por seus diversos fraseados consecutivos, todos muito melodiosos e intensos, sem deixar nenhum instrumento de lado. O fato do disco ter sido gravado ao vivo em estúdio foi fundamental para o resultado final de entrosamento entre os músicos.
Atentem para a entrada matadora da guitarra junto com o sax de Ian Underwood em Gumbo Variations e para o solo de Sugar Cane Harris no violino.
Por fim, destaco o tema dos metais em Littles Umbrellas, que é para mim o mais belo que Zappa já compôs.
Boa viagem sonora a todos, especialmente para quem vai escutar pela primeira vez!"
Por Artur Attarian, dono da comunidade Frank Zappa - Brasil no Orkut.
[official website] | [book]
Hot Rats [1969]
01 - Peaches En Regalia
02 - Willie The Pimp
03 - Son Of Mr. Green Genes
04 - Litle Umbrellas
05 - The Gumbo Variations
06 - It Must Be A Camel
[review in english]
[purchase]
[download]
[mirror]
Nenhum comentário:
Postar um comentário