Lux Occulta




Lux Occulta é uma banda polonesa fundada em 1994, seguindo inicialmente uma proposta que pode se chamar de "Dark Metal", ou seja, uma mistura meio indefinível de Doom, Black e Death Metal, traçando uma espécie de teia entre os estilos e assim construindo sua p-brana musical (é, isso que dá ficar lendo sobre teoria das supercordas à noite.... ). Desde então, a banda começou a evoluir musicalmente de uma forma bem interessante, criando um Black Metal com nuances atmosféricas e sinfônicas sob um formato Progressivo muito bem talhado, que pode ser chamado de Avant-Garde Metal.

Apesar da imensa qualidade da banda, eles parecem não ter recebido a mesma atenção ou notoriedade de um Arcturus ou Vintersorg, ainda que a banda não fique nada atrás dessas citadas, ao meu ver, e desde o lançamento do álbum que posto agora não se tem mais notícias da banda, o que indica que se separaram... mas de toda forma, deixaram um legado muito bom que merece ser recordado e espalhado por aí.

The Mother And The Enemy é então seu último trabalho, e nele encontramos todas as características do Lux Occulta em sua melhor forma, e talvez ainda mais ousado do que antes. Algumas músicas transpiram a frieza do Black Metal sob um véu progressivo e sinfônico que dá uma cadência especial as músicas, aliados de grande técnica, mas em outras... são praticamente Trip-Hop (!!), e que não fica nada a dever de um Portishead e Massive Attack da vida. Em outras, essa quimera parece entrar em ação e formam um híbrido interessantíssimo de Black Metal Sinfônico com Jazz (!), transbordando técnica e versatilidade de um modo muito natural, até. Por isso acho um álbum muito especial de uma banda que merecia mais do que teve, ao meu ver...

[official website] | [last.fm] | [myspace]


[2001] The Mother And The Enemy

01 - Breathe In
02 - Mother Pandora
03 - Architeture
04 - Most Arrogant Fife Form
05 - Yet Another Armageddon
06 - Gambit
07 - Midnight Crises
08 - Pied Piper
09 - Missas Solemnis
10 - Breathe Out

[review in english]

[purchase]

[download]

ps.: As some people complained about an error on track 4, I decided to upload it, on a different link. Here it is:

[download (track 4)]

Nenhum comentário: