The Firstborn



The Firstborn foi formado em Amora, Portugal, no ano de 1995. Sendo chamado na época como The Firstborn Evil, lançou 1 demo sob esse nome e um full-length, tendo em 2000 abreviado seu nome para The Firstborn e logo lançado um álbum já sob essa alcunha e uma música tributo a banda portuguesa Tarântula. Depois de quase 5 anos sem lançar material inédito a banda lança o álbum que seria o divisor de águas de sua carreira, The Unclenching Of Fists, e no final de 2008 sai o The Noble Search, álbum que vos posto agora, e escreverei sobre ele logo em seguida.

A partir do The Unclenching... já pode-se notar uma evolução gigantesca no quesito musical e lírico da banda, tratando de temas que tem como base a religião budista, algo bem raro de se ver entre as bandas de Metal e que foi ainda mais aprofundado no álbum seguinte. Na dimensão musical, a banda pode ser categorizada como Avantgarde Metal, mas seu som é bem diferente das bandas mais conhecidas do gênero (Arcturus, Borknagar, Ulver), pois sua base sonora não se aproxima exatamente de nenhum gênero metálico mais conhecido e perceptível, soando mais como um amálgama de vários desses gêneros ao invés de manter uma base mais firme num deles, como é o mais usual.

Um outro detalhe que salta aos olhos (ou ouvidos) são as influências da música oriental em suas canções, o que confere um sabor ainda mais especial as músicas que fazem ao uma atmosfera musical ainda mais propícia a temática que elas abarcam. Mas todos estes elementos mais exóticos se mostram muito bem contextualizados, deve-se dizer. Aliás, o profissionalismo e a parte técnica da banda, seja musicalmente, seja no seu myspace ou website, é mais do que impecável.

Considero este álbum mais uma bela surpresa dos derradeiros dias de 2008 que vim a conhecer, não somente pela banda e o álbum em si, mas por perceber quantas bandas interessantes tem saído de Portugal ultimamente. A maioria delas segue o caminho do Doom Metal, diferentemente desta, mesmo assim é sempre bom ver novidades desse tipo surgindo de vários cantos do mundo.
Bom, acho que é tudo que tenho pra dizer. Divirtam-se! ;)


[last.fm] | [myspace] | [official website]





[2008] The Noble Search

01 - llumination Of the Five Realms
02 - Water Transformation
03 - Flesh To The Crows
04 - 'sunyata (The Wisdom Of Emptiness)
05 - The Noble Search
06 - In Praise Of Reality
07 - Bliss
08 - Ocean Of The One Vehicle



[purchase]


[download]

Um comentário:

d. disse...

muito bom.
já não ouvia The Firstborn à muito tempo mesmo.
adorei este novo cd...
do caralho.

grande post.
obrigado.
d.