Deaf Center




Os Deaf Center é formado por Erik Skodvin e Otto Totland, dois amigos noruegueses a quem a Type Records (especializada em música moderna experimental) deu a oportunidade de editar o primeiro longa-duração, depois do EP Neon City, de 2004, pela mesma editora. Pale Ravine é um disco hipnotico, composto de paisagens instrumentais, com uma boa percentagem de sentimento lynchiano (Thread faz lembrar o tema-título de Twin Peaks) e um ambiente fortemente cinematico, que nos remete para o conceito de banda sonora de um filme nunca realizado. E a ideia até corresponde parcialmente a realidade: o albúm foi inspirado pelo visionamento de velhas bobines de filme em 8 mm, pela músicas das peças de teatro antigas e dos seus edificios e pela paisagem norueguesa. Na lista aparecem ainda compositores de bandas sonoras como Angelo Badalamenti e Yann Tiersen.

Pale Ravine é feito de colagens, samples e loops, de música de electronica e de muitas cordas, num universo a meio caminho entre o experimentalismo, a música classica e a música atmosferica. O ambiente muitas vezes assustador, sombrio. Digamos que ouvir o disco a noite numa mansão abandonada não vai ajudar a aliviar o ambiente, ainda para mais, o duo juntou sons de discos antigos, caixas registadoras e muitos outros objectos indecifraveis, integrando-os de forma coerente e coesa nas composições, onde nada parece ser colocado ao acaso.

Entre as doze faixas, destaque para White Lake, possivelmente a música mais delicada, com um piano Michael Nyman, acompanhado de um contrabaixo discreto, que lhe dão uma sonoridade quase jazz. Thunder Night tem pompa orquestral, cordas que irrompem assustadoramente e o som do que parecem ser pequenos sinos, seria uma boa banda sonora para um momento de suspense de um qualquer thriller. A curiosa, The Clearing, baseada num loop de cordas acompanhado de um piano esparso, que se vai gradualmente transformando num registo de quase valsa.

Cabe ao ouvinte preencher os espaços vazios que as composições dos Deaf Center deixam a imaginação de cada um, basta juntar-lhe as imagens personalizadas. Afinal, é possivel ver um filme enquanto se conduz, ouvindo este disco no leitor do carro, precisa ter atenção para começar a sonhar.
by: TypeRecords


[last.fm] | [myspace] | [official site]





[2005] Pale Ravine

01 - Lobby
02 - Thread
03 - White Lake
04 - Path To Lucy
05 - Stone Beacon
06 - Weir
07 - Loft
08 - Thunder Night
09 - Lamp Mien
10 - The Clearing
11 - Fog Animal
12 - Eloy


[english review]

[purchase]


[download]

Nenhum comentário: