Kashiwa Daisuke




Kashiwa Daisuke, nascido na cidade de Hiroshima, Japão, começou a compor música como estudante, influenciado principalmente por artistas de Rock Progressivo. Isso até o ano de 2004, quando resovleu se lançar no seu projeto musical, que carrega seu próprio nome, pelo mundo a fora, e desde então decidiu seguir os trilhos deste caminho e evoluir cada vez mais sobre eles. E tem evoluído de tal forma que suas músicas (ou trechos delas) tem feito parte de vários comerciais e programas de TV, contribuindo ainda mais para ampliar sua fama junto com seu trabalho como músico, compositor, remixer e engenheiro de masterização.

Descrever sua música em si é uma tarefa extremamente árdua. Árdua porque seu trabalho não possui um único estilo ou conjunto de estilos a seguir, mas possui uma gama de influências tão vastas que se torna impossível escolher somente algumas delas para defini-lo! Basicamente, seu trabalho é calcado nos terrenos do Post-rock, Ambient, Eletronica, IDM, Neoclassical e Progressive, mas de tal forma que as músicas contem todos esses estilos contidos num só, e a forma como ele é construído nelas é de tal modo que acaba refletindo também as influências dos demais, o que consegue conferir uma unidade e identidade especial nos seus álbuns apesar de sua aparente heterogenidade.

O álbum postado aqui, chamado de Program Music I, representa em sua forma mais quintessente o que descrevi no parágrafo acima. Músicas que seguem estruturas não-lineares, como se tivessem sido feitas de colagens de várias outras composições (se é que não foram!) onde os universos do PostRock, Ambient, Eletronica e música erudita contemporânea se tornam um só e convivem em harmonia perfeita, mesmo em sua aparente disposição caótica. Sem dúvidas, um álbum de muitíssimo bom gosto e de criatividade em seu mais puro sumo. Recomendo a todos que gostem de explorar esses meandros mais experimentais e, por vezes, subvalorizado da música!


[last.fm] | [myspace] | [official website]





[2007] Program Music I

01 - Stella
02 - Write Once, Run Melos



[review in english]


[purchase]


[download]