Shining



Formado em 1996 e tendo como mentor/fundador Niklas Kvarforth,o Shining é um dos maiores nomes da atualidade do meio black metal mundial, tendo alcançado um reconhecimento (merecido) a cada novo lançamento, e alcançado o topo com o perfeito V - Halmstad em 2007. E esse ano foi a vez de entrar no mercado mundial o excelente VI - Klagopsalmer , que só veio pra confirmar a capacidade de criação desses suecos.

A banda promove abertamente em suas letras e atitudes o suícidio e auto-mutilação em todas as suas formas. O polêmico Niklas é a alma criadora da banda, sem ele provavelmente os Shining não existiriam, deixando de lado, é claro, as bizarrices que o mesmo está sempre envolvido, seja em momentos homossexuais ou em auto-mutilação em seus shows.
Incorporando elementos do black metal, do doom e hoje em dia até mesmo do progressivo, o som da banda vai muito além do que se possa esperar de uma banda de black metal. A sonoridade é carregada de peso e melancolia com uma atmosfera permanente de angústia e desassossego, alternando de maneira magistral os momentos mais rapidos com os lentos, aderindo passagens semi-acústicas, com riffs e solos de guitarra de arrepiar.

VI - Klagopsalmer é o sexto trabalho da banda e segue basicamente a mesma linha de criação do album anterior. Sem sombra de dúvidas um dos grandes lançamentos do ano de 2009. Vale mencionar que a faixa 4, Fullständigt Jävla Död Inuti, é uma espécie de releitura da música Ohm da banda de rock alternativa norueguesa, Seigmen.

Ps. O Arquivo está um pouco bagunçado com relação a ordem das músicas/nomes. De acordo com uma imagem que vi o set-list correto é o que está ali embaixo, mas ainda não sei sobre a ordem delas no cd. Assim que tiver certeza repostarei de maneira correta.


[myspace] | [last.fm]



[2009] VI - Klagopsalmer

1 - Vilseledda Barnasjälars Hemvist
2 - Plågoande O'Helga Plågoande
3 - Fullständigt Jävla Död Inuti
4 - Ohm - Skoj Att Leva
5 - Krossade Drömmar Och Brutna Löften
6 - Total Utfrysning


[purchse]


[download]

2 comentários:

João Tojo disse...

Shining é, de facto, das melhores coisas que foram feitas nos últimos no mundo do metal em geral e no mundo do black metal em especifico.
Acho incrível a forma como conseguem ter toda a ambiência do black metal concentrada num estilo que, tal como foi escrito, toca o progressivo tendo uma vertente depressiva tão bem construida. É estranho como é que num meio tão saturado como o black consegue aparecer algo tão desenvolvido e único como se shining fizesse parte de um movimento musical do qual eles são a unica banda (por enquanto).

Excelente post ;)

R. Borges disse...

Simplesmente perfeito. Shining é, atualmente, das poucas bandas que eu escuto sem ficar cansado rápidamente. All hail!