Ahab



Ahab foi fundado no ano de 2005, nas terras germânicas, contendo em seu line-up membros de bandas já com certa fama no cenário metálico, a exemplo do Midnattsol (banda que figura a irmã da Liv Kristine, ex-Theatre of Tragedy), fazendo o que a própria banda chama de "Nautik Funeral Doom". Sim, é um gênero bem estranho e eu também não o entendi de primeira, mas vou explicar para vocês mais a diante...

Seu som tem como fonte de inspiração, diretamente, as bandas já consagradas de Funeral Doom, a exemplo do Thergothon, Mournful Congregation e Catacombs. Só que o Ahab possui alguns grandes diferenciais em relação a essas bandas: Primeiro, suas músicas não são exatamente calcadas naquela melancolia letárgica e agonizante tão comum do gênero. Ela se faz presente, de certo modo, mas são apenas breves pinceladas em meio a todo o quadro sonoro. Segundo, e daí vem o tal rótulo criado pela banda, as letras tem inspiração direta no mar, bem como a literatura que fala sobre esse tema, como por ex. aquele famoso romance chamado Moby Dick, escrito por Herman Mieville. Com isso, suas letras abordam sempre a mitologia marítima, bem como os elementos mais sombrios contidos nela, soando assim bastante inusitado para os universos do gênero, mas de forma alguma deslocado e descontextualizado. Pelo contrário, conferiu até um apelo exótico e muito interessante a sua música.

Depois de ter lançado um EP ainda no ano de sua fundação e o primeiro full-length, intitulado The Call Of The Wretched Sea, no ano seguinte, a banda retorna neste ano com um novo trabalho, sob a alcunha de The Divinity Of Oceans. Nele, todos os elementos temáticos e simbólicos que estiveram presentes no oceano sonoro dos primeiros trabalhos encontram-se intactos, elevados (ou mergulhados, como preferirem) a um nível ainda mais refinado e diversificado.

Parece, inclusive, que se trata de um álbum temático, onde a história por trás da letras retrata uma tripulação cujo navio ficou encalhado no Oceano Pacífico, no início do século XIX, e como eles conseguiram sobreviver naquelas condições, tendo inclusive que apelar para o canibalismo a fim de garantir suas vidas. O álbum tenta representar, então, todo esse tormento físico e psicológico pelo qual essas pessoas vivenciaram. Sem dúvidas, um CD feito sob medida para a alegria (sic) dos fãs do gênero, tornando-se, ao lado do novo do Mournful Congregation, o melhor álbum de FDM lançado em 2009 até o momento.

Bem, é isso... espero que gostem!


[last.fm] | [myspace] | [official homepage]





[2009] The Divinity Of Oceans

01 - Yet Another Raft of the Medusa
02 - The Divinity of Oceans
03 - O Father Sea
04 - Redemption Lost
05 - Tombstone Carousal
06 - Gnawing Bones (Coffin's Lot)
07 - Nickerson's Theme


[review in english]


[purchase]


[download]

Um comentário:

David disse...

Thank you for this! "Call Of The Wretched Sea" was an amazing album. I look forward to listening to this.