Bloody Panda teve suas origens nos recantos de NYC, USA, no ano de 2003, quando a artista visual japonesa Yoshiko Ohara, junto com alguns músicos do underground local resolvem montar uma banda cujo intuito era levar o ouvinte toda a obscuridade, desespero e insanidade do último dia de uma Terra em ruínas, numa sonoridade que vai além dos contornos e definições impostas por diferentes gêneros musicais que temos hoje em dia.
Pois bem, isso pode soar meio clichê, eu sei disso. Mas no caso do Panda Sangrento, o buraco é realmente mais embaixo, porque eles realmente cumprem aquilo que pretendem transmitir em sua música! Seu som, de fato, não se encaixa perfeitamente em nenhum gênero ou sub-gênero dos diferentes universos musicais que temos hoje, soando como um amálgama de Sludge, Funeral Doom Metal e Drone. Os vocais da Yoshiko são raramente distinguíveis, dando a impressão de serem mais um acompanhamento da música do que outra coisa qualquer, e a banda se envereda por ritmos cadentes e apocalípticos em cada uma de suas "canções", soando como pequenos abismos sonoros onde não existe nada além de desolação e ruína em qualquer lugar que você lance seus olhos.
Tentando ser mais direto, pensem num Khanate com vocal feminino, mas com uma estrutura mais metálica e menos ambiente, temperado estrategicamente com toques vanguardistas a la Kayo Dot (banda com quem, inclusive, o BP gravou um split em 2006) e descarregado com o poderio sonoro de bandas como Unearthly Trance e Esoteric. Pronto, temos aí o plasma primordial do BP! Claro que ainda resta um bocado para que esse plasma tome forma e as proporções que conhecemos, mas já dá pra ter uma boa idéia do que se trata, para aqueles mais conhecedores das bandas e subestilos citados logo acima.
Por fim, posto agora seu mais novo álbum, intitulado Summon, saído do forno há poucos dias. Ele é fantástico, conseguindo superar o Pheromone em peso e obscuridade, algo que eu achava quase imposível de ser obtido e que, felizmente, estava enganado. Então, deliciem-se! ;)
[2009] Summon
01 - Gold
02 - Pusher
03 - Saccades I
04 - Saccades II
05 - Miserere
06 - Grey
07 - Hashira
[review in english]
[purchase]
[download]
Nenhum comentário:
Postar um comentário