VA - The World Comes To An End In The End Of A Journey

O álbum que vos posto agora é um pouco diferente do usual. Não se trata do trabalho de uma única banda, mas sim de várias delas concentrado num único CD a fim de revelar as novas diretrizes e horizontes musicais por onde elas vão se embrenhando e solidificando em meio ao gigantesco, segmentado oceano sonoro que existe hoje em dia.

Esta coletânea, então, foi lançada recentemente pela Pest Productions com o intuito de divulgar um pouco mais esses pequenos segmentos que falei acima, no qual o Black Metal acaba ganhando contornos diferenciados ao acolherem influências de universos musicais um tanto distantes, como o Post-Rock, Ambient e Shoegaze, primariamente, um sub-estilo que surgiu há bem pouco temp, após o lançamento de Souvenirs D'un Autre Monde, do Alcest, e cujas músias possuem um sabor mais melancólico, atmosférico ou até mesmo nostálgico a elas, se distanciando um pouco da frieza estéril e hostil que normalmente permeia os álbuns de metal negro nos vários cantos do planeta.

Sobre as bandas participantes, elas são cinco: Ethereal Beauty, Shyy, Heretoir, Soliness, Dernier Martyr e Dopamine. Ethereal Beauty é a única dessas bandas que não se dedica exclusivamente ao BM, fazendo um Post-Rock instrumental com toques de Shoegaze sob feeling meio bucólico que confere um perfume muito interessante e agradável nas suas músicas. já o Shyy (banda brasileira, diga-se de passagem), se dedica a um Black Metal bastante influenciado pelo citado Alcest, mas sem cair na armadilha de parecer uma mera cópia. É notável que a banda possui uma identidade marcante e que pode alcançar vôos bem altos dentro de pouco tempo, com a inspiração bem regulada.

Já o Heretoir já tem uma base mais BM do que o Shyy, por exemplo, se aproximando um pouco mais das bandas de DSBM, mas se dedicando a passagens acústicas que nos remetem àquele feeling bucólico presente no Ethereal Beauty. Quanto ao Soliness, parece ser a banda que melhor equilibra o ímpeto do Black Metal com a sutileza serena do Post-rock entre as bandas da coletânea, além de fazerem músicas muito bem tecidas, envolvidas numa atmosfera um tanto nostálgica. Dernier Martyr possui, talvez, a veia BM mais forte dentre todas essas bandas, apresentando um som um pouco mais frio e hostil mas que sempre dá lugar a passagens mais introspectivas e reflexivas que remetem ao If These Trees Could Talk em vários momentos, enquanto que o Dopamine (que parece ser uma banda chinesa) é a única banda que participa com só uma música, no entanto, esta possui mais de 9 minutos. Seu trabalho lembra bastante a banda imediatamente anterior, embora talvez seja um pouco menos refinada na elaboração de sua música.

Por fim, o saldo final da coletânea é bastante positivo, ao meu ver. São bandas que ainda estão dando seus primeiros passos neste oceano infindável da música e que, certamente, tem potencial para alcançar níveis e subníveis mais elevados se acertarem bem o passo (e o compasso), ainda mais se considerarmos que este nicho em que elas situam-se, apesar de muito segmentado, está em plena ascenção e se mostra capaz de render belíssimos (e criativos) frutos.

Enfim, isso é tudo. Espero que gostem!





[2009] The World Comes To An End In The End Of A Journey

01 - Ethereal Beauty - The Sun Shines Tomorrow
02 - Ethereal Beauty - There’s A Grey Cloud Above Us
03 - Shyy - The White Sheet Faces The Dark Light
04 - Shyy - As I Fly
05 - Heretoir - Trümmerwelten
06 - Heretoir - Herbstwind
07 - Soliness - Longing for…
08 - Soliness - Skygaze
09 - Dernier Martyr - Follow the River, Towards the Sea…
10 - Dernier Martyr - 937km
11 - Dernier Martyr - Tortured by Time
12 - Dopamine - Melting


[download]

Um comentário:

Mauricio disse...

Estou começando a escutar esse disco que me chamou atenção a principio por causa da capa e estou muito impressionado com as músicas que escutei até agora. Coisas bem diferentes do que se encontra por aí nessa cena musical pasmenta atual.

Abraço e parabéns pelo post.
Mauricio