Three Steps To The Ocean



Three Steps To The Ocean, ou TSTTO, pode ser um nome estranho para a maioria das pessoas que passam ou virão a passar seus olhos por esse blog (e mesmo para mim, ele é apenas um conhecido muito recente), mas arrisco a dizer que estará na boca (ou melhor, nos ouvidos) de cada um em não muito tempo.

Trata-se de um projeto italiano formado no início de 2006, ano no qual os 4 membros da banda passaram ensaiando e moldando a sua arquitetura musical. Lançaram uma demo no final deste ano, obtendo alguma atenção graças a uma música "Submerged Universe". Mas não foi até o final de 2009 que o TSTTO veio a dar luz a seu primeiro full-length. Batizado de Until Today Becomes Yesterday, a banda mostra que fez bem em ficar todo esse tempo na obscuridade somente lapidando a jóia que viria a se tornar seu universo sonoro.

Sobre ele, então, a banda envereda-se pelo já tortuoso caminho do Post-Metal, só que dessa vez instrumental, com vários flertes ao Post-Rock, Psychedelic e ênfase na elaboração de atmosferas em vários momentos, ao invés de simplesmente jorrar toneladas de massas sônicas nos nossos ouvidos. As músicas remetem, naturalmente, ao Pelican e Latitudes, nomes mais conhecidos nessa vibe de Post-Metal avocal, mas é notável também uma forte influência de Callisto (fase do Noir) e dos conterrâneos do Vanessa Van Basten em suas músicas. Todas elas transmitem um certo feeling reflexivo e divagante, caindo muito bem sob uma luz de finalzinho de tarde e começo de noite, transmitindo uma sensação que faz bastante jus ao título que o CD carrega, e fluem bem naturalmente e livremente ao longo de todo ele, possuindo uma coesão dificilmente vista em bandas iniciantes, assim.

Sei que o subgênero já está mais do que saturado e eu mesmo já comentei sobre isso em algumas postagens por aqui, mas certamente acredito que esta banda que lhes apresento aqui é digna de nota e pode alcançar vôos elevados em questão de pouco tempo. Demonstram um potencial incrível e uma originalidade que, ainda que não incontestável, consegue distanciá-la da grande maioria das bandas que povoam o mar já superpopuloso que tornou-se os gêneros post-something que temos por aí, fato que julgo merecedor de estar nos meus headphones e nessas páginas digitais em que escrevo. Então, bem, isso é tudo. Aproveitem-o.


[last.fm] | [myspace]




[2009] Until Today Becomes Yesterday

01 - December 31st 1844
02 - It's A Day, Maybe More, Since I saw You
03 - Diomede
04 - Remember Lynne Cox
05 - It's A Minute, Maybe More, Since I Could See
06 - Il Quinto Giorno


[review in english]


[purchase]


[download]

2 comentários:

Unknown disse...

tenho este album ..gostei

Andrew Rosário disse...

Cara, isso é muito bom, viciei na última musica desse CD. Espetacular!