Type O Negative




Type O Negative, ou simplesmente TON, é uma banda que teve origem nos arredores de Brooklyn, NYC, USA, no já longíquo ano de 1990, tendo ela surgido das cinzas da Carnivore, banda de Thrash Metal/HC que rondava por lá nos meados dos anos 80. Seu líder é o famigerado Peter Steele, conhecido pelo tom irônico e recheado de humor mórbido que imprime nas suas letras e por ter posado nu para alguma revista masculina (cof cof) lá nos meados dos 90, bem como seu envolvimento com substânicias ilícitas e drogadiças.

Pois bem, à parte as fanfarronices do Mr. Steele, muito pode ser dito sobre o trabalho do TON. Pode-se dizer, acima de tudo, que eles foram influências marcantes para boa parte dessa onda neo-gótica (sic) que surgiu da segunda metade dos 90's até agora, em cojunto com nomes como Paradise Lost, Moonspell, Tiamat e Theatre Of Tragedy. Se isso é uma boa coisa, bom, tenho lá minhas dúvidas, já que muito do pessoal que surgiu dessa geração tem uma qualidade pra lá de duvidável, mas é claro que muitos nomes interessantes saíram dessa onda também.
Sua sonoridade, vagarosa e pesada, onde camadas atmosféricas encobrem uma base metálica pulsante, reminescente da época do Carnovire, sem no entanto deixar de lado alguma influência do bom e velho rock setentista, foi algo inovador e, por que não, revolucionário lá pelos idos de 1993, quando veio a luz o álbum chamado de Bloody Kisses.

Ele, junto com o October Rust (1996), são considerados por muitos - incluido este quem vos escreve - como a quintessência do Tipo O Negativo. Este CD realmente sintetiza tudo que havia de melhor nos ingredientes sônicos que constituem seu trabalho, soando pseudo-romântico, irônico, denso, profundo e sem medo de explorar diferentes orientações musicais e tendo ainda o mérito de, com tudo isso, ainda soar bastante homogêneo e palatável. Algo raro de se ver por aí, e que infelizmente não foi encontrado com tanta maestria em seus trabalhos subsequentes, selando praticamente um hiato definitivo da banda logo após o lançamento de seu último álbum, o Dead Again (2007).

Agora, para fechar de vez a tampa do caixão do TON (literalmente), eis que o Mr. Steele passa dessa para melhor no dia 14/4, vítima de uma parada cardíaca devido à uma injeção de cocaína na corrente sanguínea, segundo dizem algumas fontes. É complicado conceber algo desse tipo, ainda mais de forma tão repentina e aparentemente banal como foi a morte, mas as coisas infelizmente acontecem desse jeito por aí a fora. Sei que é clichezaço aproveitar a morte de algum artista para promovê-lo, mas eu, particularmente, encaro isso como uma homenagem e tão somente uma homenagem a uma banda influente e que, apesar dos pesares, compôs dois álbuns maravilhosos e dignos não só de antologia, mas de figurar aqui neste espaço virtual.


Bom, creio que não resta muito mais a dizer. Somente enjoy it. ;)



[last.fm] | [myspace] | [official website]





[1996] October Rust

01 - Bad Ground
02 - Untitled
03 - Love You to Death
04 - Be My Druidess
05 - Green Man
06 - Red Water (Christimas Mourning)
07 - My Girlfriend's Girlfriend
08 - Die With Me
09 - Burnt Flowers Fallen
10 - In Praise Of Bacchus
11 - Cinnamon Girl
12 - The Glorious Liberation Of The People's Technocratic Republic Of Vinnland By The…
13 - Wolf Moon (Including Zoanthropic Paranoia)
14 - Haunted
15 - Bye From Band


[review in english]



[purchase]



[download]