The Pineapple Thief



The Pinapple Thief, banda inglesa oriunda de Somerset no já longíquo ano de 1999, inicialmente como um holograma do mundo musical interno de Bruce Soord. Após lançar seu debut Abducting The Unicorn, conseguindo uma base de fãs e críticas positivas, Mr. Soord resolve consolidar seu projeto como uma banda, de fato em forma, lançando assim seu segundo álbum intitulado 137 no ano de 2002 e projetando o nome da banda nos headphones, discos rígidos e CD players de uma quantidade razoável de pessoas pela Terra à fora. Lógico que não foi algo a ponto de pipocar nas FM's worldwide, mas conseguiram chamar a atenção dentro do seu nicho. Fato esse ampliado pelo álbum subsequente, o Variations Of A Dream (2003), considerado por muitos o melhor de sua carreira até o momento.

Tendo lançado ainda 10 Stories Down (2005), Little Man (2006), What We Have Sown (2007), Tightly Unwound (2008) e o recém-saído do forno Someone Here Is Missing (2010) - o álbum a figurar nesse post - a banda já tem posse de uma bela base de fãs em cada esquina do planeta e seguidores que, ainda que não muito numerosos, são fiéis e parecem ter um carinho muito especial por cada um de seus trabalhos.

Definir a linha sonora que os ladrões de abacaxi seguem não é uma tarefa lá muito simples, devo adiantar. Apesar da espinha dorsal se estruturar muito bem nos terrenos progressivos, a banda incorpora uma gama bem interessante de novos elementos, principalmente aqueles vindo do Rock Alternativo dos 90's (Radiohead, Smashing Pumpkins, Placebo, etc.) e alguma coisinha do Post-Rock da última década, mais precisamente do Sigur Rós, com músicas que sabem dosar muito bem a profundidade emocional com técnica instrumental e permeadas de atmosferas ricas e belas. Ou seja, seguindo muito bem a trilha traçada e seguida por nomes como Porcupine Tree, Tool, A Perfect Circle, Riverside, Gazpacho, Oceansize, além de outros mais que vem criando uma espécie de nova geração (sim, o termo é brega e talvez inapropriado, mas foi o que melhor pensei aqui) do Rock Progressivo, renovando e remodelando o legado que foi deixado há pelo menos 40 anos pelos grandes pilares do gênero.

Neste novo álbum, a banda afrouxa um pouco o lado Prog e faz algo um pouco mais relaxado e simples em sua estrutura técnica, porém, não menos excelente e cativante por isso. Quem conhece e curte o Deadwings do Porcupine Tree ou o D-Letion do Abigail's Ghost, lançado há quase um ano, não vai encontrar nenhuma dificuldade em apreciar desse cedê aqui. Ainda rpeciso ouvi-lo mais vezes, mas não hesitaria em colocá-lo no posto de top 20 ou top 10 de 2010, dependendo do andar da carruagem. Bem... acho que isso é tudo. Aproveitem!


[last.fm] | [myspace] | [official website]





[2010] Someone Here Is Missing

01 - Nothing At Best
02 - Wake Up The Dead
03 - The State We're In
04 - Preparation For Meltdown
05 - Barely Breathing
06 - Show A little Love
07 - Someone Here Is Missing
08 - 3000 Days
09 - So We Row


[purchase]


[download]

Nenhum comentário: