George Dorn Screams



George Dorn Screams, ou simplesmente GDS, teve sua fundação na virada de 2005 para 2006 em terras polacas. Conseguiu um sucesso considerável em sua terra natal com seu debut Snow Lovers Are Dancing, lançado ainda em 2006, tendo um apoio positivo da tal crítica especializada e bom feedback do público, fato esse que se amplificou com o lançamento do álbum mais recente, O'malley's Bar (2009), sendo este que vos deixo aqui, neste post, álbum esse produzido por John Congleton, cidadão que já trabalhou com nomes como Explosions In The Sky, The Appleseed cast, dentre outros. Ou seja, não se tratam exatamente de uma banda iniciante buscando um lugar ao sol (ou à lua) e nem de um mero grupo de aventureiros querendo "caosar" por aí.

No last.fm e na sua página, a banda se auto-define como "música para fim de noite". Ainda que esses pseudo-rótulos sejam, na sua maioria, difíceis de engolir e pretensiosos até a medula, não há como discordar disso. Suas músicas não poderiam refletir melhor o espírito que paira naquelas horas noturnas nas quais as pessoas geralmente resolvem dormir, preparando-se para um novo dia turbulento, as ruas e casas tornam-se silenciosos a ponto de se escutar um alfinete caindo lá na esquina e onde cada indivíduo, entre aquele gap que fica entre o entre o sono e adormecer completo, começa a ponderar sobre sua vida e acontecimentos passados e aquilo que está por vir ao longo da estrada temporal. Ou seja, músicas que alteram uma melancolia agridoce com serenidade preguiçosa, recebendo injeções de energia latente carregadas de ansiedade como um grito abafado no travesseiro a fim de liberar os demônios interiores de suas mentes.

Se eu tivesse que encaixá-los em alguma categoria musical, diria que é um post-rock caído mais para rock do que post, se entendem bem o que eu digo. As músicas são todas vocalizadas, mas pinceladas de leves camadas shoegazerísticas e alguns matizes emprestados do post-punk. Nomes como Mazzy Star, Mew, Trespassing Williams, Jeniferever, e talvez até The Gathering sirvam como boa referência. Mas reitero, apenas referências. Pois a banda possui um bom grau de identidade no que faz, ainda que não seja extremamente inovador e nem pretende ser.

Sem mais delongas, taí o O'malley's bar, para quem quiser desfrutar e degustar. Enjoy it!


[last.fm] | [myspace] | [official website]




[2009] O'malley's Bar

01 - Circles
02 - Cul-de-Sac
03 - Waterproof
04 - Summers, Springs And Winters
05 - Hangover Tune
06 - Over
07 - Clumsy Dance
08 - Messages From A Drunken Broom


[review in english]



[download]

Um comentário:

pirs disse...

Esse CD é muito bom, principalmente a última música.