Cold Body Radiation



A primeira vez que inseri meus olhos no nome desta banda (ou projeto, ou whatever-you-wanna-name-it), logo pensei: eu, como bom estudante de Física, tenho que ouvi-lo! Pois então, eis que ouvi, apesar de te-lo deixado algumas semanas esquecido no limbo do disco rígido.

Sinceramente, nada encontrei acerca do background do CBR, somente o fato de ser oriundo de terras holandesas, e nada mais. O que eu posso definir, então, é o que ele[s] fazem: uma bela alquimia de Black Metal com Post-Rock encobertos numa névoa Shoegaze em vários momentos, valendo-se de uma temática astral, com sabor surrealista, que sabe como envolver o ouvinte em sua nebulosa sônica e elevá-lo às dimensões siderais onde vive o grande vazio lácteo de que se fala no título do álbum.

Portanto, temos aqui mais um nome que faz proveito, e muito bem, do legado deixado pelo Neige e seu Alcest/Amesoeurs. É óbvio que o CBR não consegue se equiparar a sua qualidade, mas é certo que existe um espaço muito grande para crescer e expandir o seu nome e sua radiância. Potencial e magnitude, certamente não lhe faltam. Então, deixemos que o curso do espaço-tempo lhe mostre a geodésica.

Enquanto isso, aproveitem bem a viagem!


[last.fm] | [myspace]





[2010] The Great White Emptiness

01 - Emission
02 - Loss
03 - White Light
04 - Radiation
05 - Nothing
06 - The Great White Emptiness


[reviews in english]


[download]

Um comentário:

. disse...

Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, foi uma ótima descoberta recente. Outra descoberta, melhor ainda, foi essa banda. Talvez o "The Great White Emptiness" só não seja o melhor lançamento de metal de 2010 por causa do ".neon" do Lantlôs e do "Écailles De Lune" do Alcest. Isso, claro, sem entrar na discussão infrutífera dos que consideram ou não esse tipo de som como metal...

Há apenas um adendo que queria colocar, baixei inicialmente essa versão com seis faixas aqui, mas vi que há outra, provavelmente lançada depois e já em caráter mais "oficial" (lançado por gravadora, cópias físicas em digipack, etc.), com duas faixas a mais, capa diferente e duração de LP. Se quiserem atualizar, segue um link de referência: http://depressive-black-metal.blogspot.com/2010/10/cold-body-radiation-great-white.html