Sula Bassana



Sula Bassana é o nome artístico de um alemão chamado Dave Schmidt que, segundo algumas pesquisas que fiz por aí, já tá na estrada pelo menos a uns 23-24 anos se enveredando por uma míriade de projetos e bandas diferentes desde então, basicamente orbitando entre a música eletrônica/psytrance e afins e o Space Rock/Psychecelic/Krautrock/Stoner/blablabla. Dentre estes projetos, talvez o mais famoso seja o Weltraumstaunen, que seguia essa segunda linha.

Já sobre o Sula Bassana em si, é o nome científico de uma ave marinha que vive no hemisfério norte do planeta, maiores informações no link logo acima. Por ser um projeto solo, o carinha faz o bem quer dele, ora se dedicando aos meandros roqueiros da música, ora aos universos eletrônico. Neste caso, obviamente, posto um álbum do lado guitarreiro da força. O que presenciei ao ouvir este trabalho sem maiores pretensões, chamado simplesmente de The Night, é simplesmente um dos melhores discos de Stoner/Psychedelic que ouvi desde o Yawning Man e My Sleeping Karma! É impossível distinguir onde começam os veios Stoner, os matizes puramente Space Rock e as alegorias Krautrock, pois todas são perfeitamente fundidas numa só dimensão sônica, perfeitamente vívida, palpável e bebível em sua geodésica estelar, que leva o ouvinte a domínios insondáveis do Cosmos e da própria consciência. Sem contar que o feeling oriental que envolve sutilmente as músicas confere um tempero ainda mais exótico e delicioso a viagem toda, quase como uma conversa com Shiva numa montanha distante, num cair da tarde banhado por um sol rubro e incandescente onde discute-se os segredos do universo e da existência enquanto jogam Mario e Top Gear no SNES! Tudo isso regado a Narguilé, claro.

Se todo o parágrafo acima não é estimulante o suficiente para baixar este álbum AGORA, nada mais nesse plano sideral o será. Só tenho isso a dizer. Apertem os cintos!


[last.fm] | [myspace] | [official website]





[2009] The Night

01 - In Space
02 - Lost In Space
03 - The Night
04 - Meteorritt
05 - Kosmokrator


[reviews in english]


[purchase]


[download]

Nenhum comentário: