Fall Of Efrafa



Fall Of Efrafa nasceu no an ode 2005 na cidade de Brighton, UK, com o intuito original de ser uma banda de Hardcore orientada por violoncelos (?!), mas que com o passar do tempo, foi incorporando diversas influências ao seu microcosmo sonoro e desenvolvendo um som bastante único e diferenciado, aliado ainda a letras contendo uma imagística anti-religiosa e libertária, algo já bem característico do meio HC, mas dessa vez bem mais elaborada do que a média do gênero, sem cair em gratuidades por vezes desnecessárias e ideologias vazias como acontece algumas vezes neste mesmo meio.

Sobre sua sonoridade, a banda conseguiu fundir influências diversas e longíquas de seu universo natural, como por ex. o Post-Metal à la Neurosis e Ambient Folk/Black Metal na linha do Agalloch e Wolves In The Throne Room. Tudo isso sob uma estrutura meio cinematográfica e progressiva nos moldes do GY! BE, criando assim músicas épicas e muito longas, muitas vezs ultrapassando 20 minutos de duração, mas que de modo algum soam cansativas ou excessivamente prolongadas, pois tudo decorre de forma bem espontânea em seu desenvolvimento. Aliás, as estruturas musicais do FOE são até bem simples, algo bastante incomum quando se trata de músicas tão longas e épicas, o que certamente contribui para a sua fácil audição e degustação.

Sobre o conceito lírico, seus três full-lengths são baseados no romance Watership Down do Richard Adams, publicado em 1972, sobre o qual transcorre a história de uma sociedade de coelhos antropomorfizados (?) fugindo de sua criação original que está a ser destruída pelo homem, e que possui seu próprio simbolismo religioso, regras sociais, linguagem, cultura, etc. (linguagem essa utilizada na construção dos títulos de algumas músicas e o nome dos álbuns) e como eles sobrevivem nessa nova sociedade, sendo esta submetida a uma ordem teocrática.

O CD que posto agora, sob a alcunha de Inlé, foi gravado há poucos dias pela banda e já está disponível para download em seu site (sim, eles disponibilizam todos os seus trabalhos para download gratuito) e resolvi publicá-lo aqui também. Apesar de não conhecer tão profundamente todos os seus álbuns, me pareceu de fato o trabalho mais maduro, conciso e bem elaborado da Queda De Elfrafa. Só como um adendo final, este álbum fecha a trilogia iniciada com Owsla e prosseguida por Elil e também fecha a carreira da banda, pois parece que, depois da turnê deste álbum, a banda vai encerrar suas atividades e cada membro seguirá seu caminho. Notícia triste? Talvez, pois a banda possui certamente um potencial criativo imenso, tanto musical quanto lírico. Mas se eles preferem terminar a banda a dar continuidade a outros trabalhos que talvez não tenham o mesmo brilho ou, então, acabem distorcendo sua proposta original, é melhor que seja assim. De todo modo, é um CD que me surpreendeu muito mais do que esperava. Raríssimas são as bandas de HC-related que eu curto e aprecio de fato seu trabalho, e esta certamente está no topo delas!


[last.fm] | [myspace] | [official homepage]




[2009] Inlé

01 - Simulacrum
02 - Fu Inle
03 - Republic Of Heaven
04 - The Burial
05 - Woundwort
06 - The Sky Suspended
07 - The Warren Of Snares


[reviews in english]


[purchase]


[download]

Nenhum comentário: