zxyzxy




Quando fui buscar informações sobre a banda (one-man, na verdade), zxyzxy, um nome um tanto curioso (para não dizer esquisito), logo no site deles me deparei com esse parágrafo, escrito numa resenha sobre ele no thesilentballet:

“ZXYZXY is an artist to keep a close eye on – surely there is more great music to come and with a little help from a reputable, enthusiastic record label, this artist could be a dark horse in the running capable of injecting new life into the current uninspiring, stale world of the post-rock genre."

Se isso é um tanto pretensioso demais, bem, não temos condições de afirmar veemente ainda. Trata-se aqui de um projeto ainda iniciante, em pleno desenvolvimento ósseo, muscular, respiratório e artístico, criado pelas mãos de Greg Pappas, já possuindo em mãos três trabalhos: O primeiro full-length Hansuru, lançado em 2009, ひので, lançado também em 2009, consistindo em 4 remixes diferentes da música homônima além de uma outra música inédita, e, em 18/2/2010, saiu o terceiro full-length (bem produtivo o rapaz, hein?!), chamado C.A.B.

Como foi dito há dois parágrafos acima, o zxyzxy pertence ali, ao universo do Post-Rock. Mas seria no mínimo simplista demais defini-lo somente com essa alcunha, já que várias outras influências ecoam, florescem e escorrem de cada uma de suas peças musicais. Seu trabalho faz valer de um bocado de eletrônica e ambient, remetendo diretamente a tal idm e até mesmo trip-hop, mas não raro se envereda por caminhos tortuosos e espiralantes de noise (especialmente no primeiro álbum), deixando um sabor perverso e dissonante em meio as melodias serenas e levemente doces que constituem o seu esqueleto sonoro. No entanto, essas influências parecem ter dado uma acalmada no novo full-length, o que deixo para vocês, no qual sua música gravita em torno de Post-rock com fortes matizes eletrônicos e ambientes, totalizando quatro faixas bem longas (na qual a mais curta gira em torno de 14'04") em que texturas sônicas surrealistas dançam e fundem-se com muito primor e inteligência.

Eu nunca fui chegado a música com nuances eletrônicas, admito. Mas tenho que dar mão a palmatória e dizer que o zxyzxy sabe desenvolvê-la e utilizá-la com grande destreza. Se ele ainda não desfruta de uma maior fama por aí a fora, penso que é só questão de tempo para que seu nome seja difundido pelos sete mares e ter maior reconhecimento pois, potencial e talento, parece ter e de sobra, fazendo valer os elogios emitidos no silentballet.

Bem, como sempre, enjoy it!


[last.fm] | [official homepage]




[2010] C.A.B.

01 - I
02 - II
03 - III
04 - IV


[review in english]


[download]


ps: All the albums can be found for free in their webite.

Nenhum comentário: