Iroha & Fragment.




Aproveitando a folga deixada aqui pela copa do mundo (que, por sinal, o Brasil tá uma bela m@*$%), tiro um pouco da poeira do blog com uma postagem no mínimo interessante. Iroha & Fragment, como o nome já denuncia, trata-se da união de dois projetos num só corpo. Projetos muitíssimos dignos de atenção, eu diria, e já explico por quê:

Iroha é nada mais do que o projeto de Andy Swan, sujeito que já trabalhou com nada menos do que Justin Broadkick no Final, projeto esse nascido lá pelos idos de 1982, quando o Justin era apenas um moleque a fim de mergulhar em oceanos experimentais industrialísticos e noiseiros e que, apesar de longos hiatos (que duram pelo menos 10 anos cada um), ainda vive até hoje. Ou seja, background de chamar atenção, no mínimo.

Trabalhando em conjunto com Diarmuid Dalton (também do jesu) e Dominic Crane no tal Iroha, eis que eles se unificaram com mais algúem, o francês Thierry Arnal, membro responsável pelo Fragment. que, pelo que conheci, é o clone mais perfeito do jesu que já tive a chance de ouvir. Logo, acho que já dá para ter uma ideia do que vem por aí, não é? Muralhas de concreto sônico cimentadas com melodias agridoces que orbitam entre os campos do Drone, Shoegaze, Metal e uma ou outra demão de Industrial, traçando uma atmosfera pintada numa calma preguiçosa, melancolia e uma leve tensão que deixa um gosto de fim de tarde invernal na mente de cada um que insere seus ouvidos nestas músicas aqui.

Se não é algo exatamente original (pois o próprio jesu já se encarrega de levar essa proposta musical com maestria há um punhado de anos), trata-se de algo refrescante e delicioso de se ouvir no repeat. O álbum flui fácil, de forma que seus 45 minutos parecem durar 1/3 disso, apenas, e soa como um ótimo aperitivo para quem espera algo novo do mesmo, além daqueles que acompanham e admiram o trabalho que outros nomes como Nadja, Chuter, Methadrone, Alcest e esses aí que fazem a alegria da galerë descolada e desgarrada (?) pelo mundo a fora.

Bom, this is it. Espero que gostem!


[last.fm] | [fragment. myspace] | [Iroha myspace]


[2010] Bittersweet (EP)

01 - Wish Upon A Star (Iroha)
02 - Something's Got To Give (Iroha)
03 - Bittersweet (Iroha & Fragment.)
04 - Turning Around (Fragment.)
05 - Carved In The Sand (Fragment.)
06 - Bittersweet (IF. remix)


[review in english]


[purchase]


[download]

Nenhum comentário: