Boris & Ian Astbury




O post de hoje é um daqueles que participariam sem nenhum problema da sessão "parcerias inusitadas". Primeiro, temos o cidadão que atende por Ian Astbury, nome conhecido por muita gente que viveu os 80's (ou que admira e aprecia o que foi feito nessa época) que, para quem não sabe, é vocalista da lendária banda chamada The Cult e foi o encarregado das cordas vocais da nova encarnação do Doors. Se este último é algo positivo ou não, não vem ao caso no momento. O fato é que o Cult marcou a segunda metade daquela década com um Hard Rock devidamente inspirado nos próprios Doors, Led Zeppelin, e na cena emergente do Gothic Rock britânico. Emplacaram um hit lá pelis idos de 1986 com a poderosa She Sells Sanctuary, aparecendo depois com nomes como Love Remove Machine e mais recentemente com Painted On My Heart.

Já o Boris, embora bem menos famoso (de um modo mainstream), se enquadra melhor no nicho dos artistas que postamos neste espaço. Surgiu em 1992, na capital nipônica, explorando o nicho do Drone/Noise com maestria e fúria antimusical poucas vezes vista na história, especialmente com seu debut Absolutego (1995). Tendo depois seguido uma linha menos "insana", mas sem perder a veia criativa e nem o gosto pela experimentação, lançou vários e vários álbuns nestes últimos 15 anos, onde cada um deles apresentava uma sonoridade diferente em relação aos demais, orbitando entre as mais estranhas latitudes do Stoner, Sludge, Psychedelic, Shoegaze, Punk, Ambient, Dream Pop, etc. etc. e outros et ceteras, com o mérito de, ainda assim, soar coeso e sem perder seu senso de identidade. Dentre estes, destacaria o poderoso Sludge/Drone do Amplifier Worship (1998), o psicodélico Akuma No Uta (2003) e o shoegazeriano Pink (2005).

Tá, então... nessa colaboração, intitulada BXI, devemos imaginar algo tipo uma mistura de Hard Rock oitentista com Sludge/Drone/whatever? Nem tanto. Claro que a loucura musical do Boris foi arrefecida e encontra-se aqui na linhagem mais comum que pode se esperar deles, o que não necessariamente significa algo indigno de nota. As músicas giram em torno de um Stoner barulhento, se valendo de psicodelias siderais sob efeitos de paredes sônicas, mas que, não por acaso, ganham contornos mais "rockers" com a presença do Mr. Astbury.

Li numa resenha, num outro blog, que este álbum lembra algo como um The Cult aditivado de Neurosis/Isis. Por mais inimaginável que isso possa parecer, nao fui capaz de pensar em algo melhor para descrevê-los. Trata-se de um EP curto, 6 faixas apenas, mas recheado de surpresinhas e curiosidades que só mesmo escutando em claro e bom som para entendê-las em sua magnitude. Enfim, aproveitem!

//Passando aqui de volta para deixar-vos, com MUITO atraso, os mais novos recentes trabalhos do trio nipônico: Attention Please! e Heavy Rockes. O primeiro é bem focado na Wata, e a mocinha nos entrega músicas com um acento mais "rock n' roll" e despojada, com uma vibe meio "sexy" (risos) desfilando influências psicodélicas e eletrônicas aqui e acolá. Já o Heavy Rocks faz jus ao nome: pesado, abrasivo, profundo, delicioso. Bem como o diabo gosta, e bem como o Boris faz com toda a maestria.

Diria eu que eles são, hoje, uma das bandas mais criativas do mundo. Nos entregam vários e vários álbuns num intervalo de 1 ano, cada um com uma "faceta" diferente da banda (ou todas mescladas simultaneamente...). Então... degustem!


[last.fm] | [Boris myspace] | [The Cult myspace]




[2011] Heavy Rocks

01 - Riot Sugar
02 - Leak -Truth,yesnoyesnoyes-
03 - Galaxians
04 - Jackson Head
05 - Missing Pieces
06 - Key
07 - Window Shopping
08 - Tu, La La
09 - Aileron
10 - Czechoslovakia


[review in english]


[purchase]



[download]




[2011] Attention Please!

01 - Attention Please
02 - Hope
03 - Party Boy
04 - See You Next Week
05 - Tokyo Wonder Land
06 - You
07 - Aileron
08 - Les Paul Custom '86
09 - Spoon
10 - Hand in Hand


[review in english]



[purchase]



[download]





[2010] BXI

01 -Teeth And Claws
02 - We Are Witches
03 - Rain
04 - Magickal Child
05 - The End (Live)


[review in english]


[purchase]


[download]

Nenhum comentário: