Gazpacho









Gazpacho é uma banda norueguesa de rock progressivo, descrita por um crítico como "classical post ambient nocturnal atmospheric neo-progressive folk world rock". Sabemos que essas definições esdrúxulas nem sempre são úteis e dão uma impressão às vezes errada do que se trata, mas nesse caso eu hei de concordar com ela, pois é isso que a sonoridade do Gazpacho representa para mim, ao menos.

Este álbum, chamado Night, o último lançado da banda, é considerado pela crítica e público como o melhor da banda lançado até hoje. Ele impressiona por vários motivos, especialmente pela maneira como eles "passeiam" por várias referências e nuances dentro de um mesmo subgênero musical, mas ainda soando de forma muito coesa e natural, como se este mesmo fosse o curso natural de seu leito sonoro. Mesmo músicas muito longas como Dreams of Stone e Massive Illusion parecem ter metade da duração que realmente têm, não soando cansativas ou forçadas em nenhum momento. Percebo também um feeling meio trip-hoppish em alguns momentos nas músicas, o que dá um sabor ainda mais especial e característico a elas.

Com isso, fica realmente difícil acreditar que eles não possuem nenhuma gravadora, e os álbuns foram então inteiramente produzidos pela própria banda, e o seu sucesso conseguido graças à divulgação da internet e shows. Sabemos que algumas bandas realmente não recebem a atenção que merecem, é uma espécie de "mal" da indústria fonográfica hoje em dia e já há um bom tempo, mas realmente espero que esse quadro se reverta para eles, pois poucas bandas conseguem tal nível de qualidade artística (incluindo música, produção, qualidade de apresentação e divulgação do trabalho, etc.) com recursos limitados como esta. Enfim, desabafei. Enjoy it! ;)


[official website] | [myspace] | [last.fm]




[2009] Tick Tock

01 - Desert Flight
02 - The Walk (Pt. 1)
03 - The Walk (Pt. 2)
04 - Tick Tock (Pt. 1)
05 - Tick Tock (Pt. 2)
06 - Tick tock (Pt. 3)
07 - Winter Is Never


[review in english]



[purchase]


[download]





[2007] Night

01 - Dreams Of Stone
02 - Chequered Light Buildings
03 - Upside Down
04 - Valerie's Friends
05 - Massive Illusion


[review in english]


[purchase]


[download]


2 comentários:

Unknown disse...

Embora ache essa rotulação desnecessária,Gazpacho consegue ter,mesmo que independente(o que me deixou surpreso ao ler neste texto)uma qualidade muito superior,levando a quem escuta numa profunda viagem,quase que como uma meditação,equilibrando pontosmais pesados e mais suaves.Uma incrível banda,o que faz entristecer que sejam desconhecidos.

Unknown disse...

Find more Gazpacho in my mp3blog and forum searches:

HERE
and
HERE