Om




O Om (ॐ) é conhecido como o mantra mais famoso do Hinduísmo, bem como oturas religiões. É formado pela junção do fonema â-u-m, onde cada letra representa os três estados primordiais da consciência: vigília, sono e sonho. Segundo tais religiões, o Om também é a vibração primordial que representa o som do infinito e a semente de todos os mantras, sendo assim a raíz de todos os sons da natureza. Sendo assim, o contemplação do Om representa o próprio processo de criação e transmutação de cada elemento da natureza, através da entonação e vibração de seu próprio som.

Pelo parágrafo acima, acho que já temos uma idéia do que essa bela banda se trata. Ela foi formada em 2003 por ex-integrantes do Sleep, que teve certa repercussão no início dos 90's por alguns de seus álbuns seguindo a linha Stoner/Doom Metal exatamente do ponto em que o Black Sabbath havia deixado há 30 anos, desde a saída do Ozzy. No caso do Om, não há grandes variações de estilo, seguindo também a mesma veia Stoner/Doom que sua predecessora. Suas músicas são bem longas (algumas com mais de 20 minutos de duração), em que predomina estruturas repetitivas e hipnóticas no mesmo tom e cadência dos cânticos tibetanos, mas que vão evoluindo num crescendo ao longo da música como se estivessem se recriando e transmutando dentro dela mesmo, num processo bem semelhante à emanação do próprio nome da banda.

Não é a banda mais original do mundo, e talvez nem a mais brilhante do gênero... mas é de encher os olhos e ouvidos daqueles que apreciam o estilo e ainda viajam ao ouvir sua cópia surrada de Paranoid e Master of the Universe no seu quarto. Agora, é acender o incenso, sentar no chão do seu quarto e deixar o som fluir peloas estâncias de seu ser. ;)

//Aproveitando a deixa, posto agora o novo álbum da banda, intitulado God Is Good. Não há muita (ou melhor, nenhuma) grande mudança na sonoridade em relação ao Cd postado aqui e todos os outros já feitos pela banda, então, podem comprar, consumir e digeri-lo sem medo!


[official website] | [myspace] | [last.fm]




[2009] God Is Good

01 - Thebes
02 - Meditation Is The Practice Of Death
03 - Cremation Ghat I
04 - Cremation Ghat II

[purchase] (pre-order to September 29th)


[download]




[2004] Variations On A Theme:


01 - On The Mountain At Dawn
02 - Kapila's Theme
03 - Annapurna


[review in english]


[purchase]


[download]

Um comentário:

Isabella disse...

aeeee valeu carlitchos \o/ tava querendo muito esse CD ^^