Nachtmystium





Nachtmystium é uma banda americana formada no estado de Illinois em meados de 1999, contendo em seu line-up nomes que fazem parte de bandas já conhecidas do BM americano, como o Judas Iscariot e o Krieg, bem como outros nomes já famosos na cena extrema dos EUA e até de outros países e que demoraria um bocado listar aqui. Desde sua fundação, o Nachtmystium já lançou 4 EPs e 4 Full-lengths, sem contar demos, compilações e trabalhos ao vivo.

Até o seu penúltimo Full-length, chamado Instint Decay (2006), a banda se dedicava a um Black Metal puro e simples, calcado em vários clichês que o gênero permitia e fazendo mais do mesmo, embora que com uma competência bem acima da média. Mas a partir desse trabalho, parece que o pessoal decidiu mergulhar de cabeça em oceanos experimentais e buscar outras marés de sonoridade, inserindo junto ao seu BM influências notáveis de Rock Progressivo/Psicodélico, Dark Ambient e até alguns toques tímidos de Industrial aqui e acolá. Mas a partir do trabalho que vos postarei agora, de nome Assassins: Black Meddle Part I, a banda adentrou num outro cosmos sonoro e passou a construir com ainda mais destreza e ousadia os experimentalismos do álbum anterior, levando o Nachtmystium a um outro nível musical em relação aos outros álbuns e ao próprio BM, onde influências "estranhas" nesse meio como as já citadas se juntam ao Thrash/Death Metal, Drone e até mesmo Jazz! E isso não soa como uma colcha de retalhos musical totalmente mal costurada e prestes a arrebentar, mas sim algo muito conciso e inteligente, como se expandisse as fronteiras de seu próprio universo sem perder o conteúdo que ele contem, ou melhor ainda, tornando esse conteúdo ainda mais interessante e evoluído e revolucionando a atmosfera que o cerca.

Enfim, muita gente pode estranhar as aventuras sonoras deste álbum e os fãs mais diehard de BM podem torcer o nariz para esse álbum, até, mas acho indiscutível o nível altíssimo de qualidade que ele atinge. Não é tão grandioso quanto o WITRR ou mesmo o Ossein, mas sem dúvidas é mais do que excelente. Aliás, tem sido mais do que excelente a safra de bandas de BM que vem explorando novas sonoridades e influências em seu plano sonoro, só torço sinceramente que ela continue dando vários frutos deliciosos como este álbum aqui. Enfim, espero que aqueles que ainda não o conhecem, o apreciem! ;)

/Novo álbum dos americanos psicodélicos do Nachtmystium e com direito a participação do Bruce Lamont do Yakuza. Quem conhece e gosta da banda já sabe que vai encontrar uma pérola musical, e pra quem ainda não conhece, essa é uma ótima oportunidade, pois esse novo cd ta muito foda. [edited: pedro]


[last.fm] | [myspace]



[2010] Addicts: Black Meddle Pt. 2

01 - Cry For Help
02 - High On Hate
03 - Nightfall
04 - No Funeral
05 - Then Fires
06 - Addicts
07 - The End Is Eternal
08 - Blood Trance Fusion
09 - Ruined Life Continuum
10 - Every Last Drop

[purchase]


[download]






[2008] Assassins: Black Meddle Part 1

01 - One of These Nights
02 - Assassins
03 - Ghosts of Grace
04 - Away From Light
05 - Your True Enemy
06 - Code Negative
07 - Omnivore
08 - Seasick Pt. 1: Drowned at Dusk
09 - Seasick Pt. 2: Oceanborne
10 - Seasick Pt. 3: Silent Sunrise


[review in english]



[purchase]




[download]

Um comentário:

Echoes disse...

Muuuuito bom!! Nachtmystium é uma das minhas bandas preferidas de black metal, se não for a minha preferida. Mas discordo que o Instinct: Decay seja um álbum calcado em clichês do black metal... A própria sonoridade já é bem diferente do q se pode ouvir no Reign of the Malicious de 2002(primeiro full-lenght), este sim eu concadaria em dizer que é um álbum marcado por clichês do black metal, não só na parte sonora quanto na temática das letras. Talvez o mesmo possa ser dito em relaçao ao Demise, mas alguma mudança, mesmo que bem pequena, já é perceptível. Na minha opinião o Instinct: Decay delimita bem essa transição de um black metal relativamente cru pra algo mais maduro. Enfim... Ótimo post! Valeu :)