Indukti



Indukti foi formado no ano de 2004 na cidade de Warsaw, Polônia. Tendo lançado seu debut album ainda no mesmo ano, chamado S.U.S.A.R. por um selo pequeno, a banda é mais uma das percursoras da boa safra do Prog Rock surgido da Polônia, encabeçada pelo Riverside e contendo ainda outras bandas interessantíssimas como o Quidam e Division By Zero.

Assim como as bandas citadas, o Indukti passeia livremente pelas esferas do Rock Progressivo contemporâneo, incorporando influências de Metal, Alternative Rock e um certo tempero oriental ao seu cosmos sonoro através dos ritmos quebradiços e muito bem tecidos já tão comum nos meandros progressivos. A maior diferença para os conterrâneos do Riverside, por exemplo, seria o fato de sua música soar mais técnica e fria do que a deles, não possuindo talvez a melancolia sutil e adocicada deles, mas sim uma certa ira e fúria que é difícil de ver no meio. Claro que ela é muito bem ponderada e canalizada, no entanto é difícil não destacar o quanto que o peso sonoro marca a sua identidade e dá-lhe um contorno diferenciado em relação as outras bandas.

Aqui, posto o novo álbum da banda, intitulado Idmen. Todos os elementos ditos acima se fazem bem presentes nesse álbum, soando bastante parecido com o seu antecessor. Talvez a ausência do Mariusz Duda (frontman do Riverside) e uma maior presença de sessões instrumentais sejam as diferenças mais destacáveis deste álbum em relação ao antigo, porém, digo que em qualidade sonora ambos se assemelham, se é que este novo não o supera. Eu o escutei somente duas vezes e acho difícil fornecer uma opinião mais concreta, no entanto, não me resta dúvidas que é um trabalho capaz de render admiração e deleite por parte dos admiradores do gênero. Aconselho, também, para fãs de Porcupine Tree, Anekdoten e até mesmo de Dream Theater/Pain of Salvation. Enjoy it!



[last.fm] | [myspace] | [official homepage]



[2009] Idmen

01 - sansara
02 - tusan homichi tuvota
03 - sunken bell
04 - and who's the God now?!...
05 - indukted
06 - aemaet
07 - nemesis voices 6:19
08 - ninth wave




[download]

Nenhum comentário: