ef



As origens da banda ef remetem a cidade de Gotemburgo, Suécia, datando de maio de 2003, quando cinco rapazes se reuniram num porão a fim de criarem suas próprias músicas. Não tardou muito para que elas começassem a ganhar forma, corpo e essência, transformando-se no que hoje conhecemos dela. Lançaram seus primeiros trabalhos nos anos de 2004 e 2005, até então culminarem no que eu considero sua obra-prima até então, o álbum sob a alcunha de Give me beauty... or give me death! lançado na virada de 2005 para 2006, álbum esse que vos postarei aqui.

Falando mais sobre esse álbum, posso dizer com segurança que é um dos álbuns mais intensos de Post-Rock que já tive a chance de ouvir até o dia de hoje. Sua música é calcada firmemente nas bases instrumentais, lógico, mas quase todas elas possuem letras e vocais, algo não muito usual neste universo post-roqueiro. Além disso, todas as canções possuem uma carga emocional bem raras de serem encontradas nesse mesmo universo, sendo pinceladas por uma beleza melancólica envolvente, ainda que totalmente natural em sua condução e intensidade, criando uma atmosfera levemente etérea e sonhadora, mas deliciosa, ao longo dos 52 minutos que constroem a tela sonora do CD. Além disso, todas elas são muito bem arquitetadas e tecidas, de forma que mesmo as músicas que marcam mais de 10 minutos de duração não soam cansativas nem forçadas ao ouvido de qualquer um, sendo inclusive de fácil absorção e assimilação até para os não-tão iniciados no gênero.

Enfim, entendo que a minha opinião sobre esse álbum é um tanto parcial, já que admiro e aprecio demais este CD. Mas tenho certeza que eu não sou o único que tenho essas opiniões. Não sou, não fui e nem virei a ser. Por isso, ele merece seu lugar aqui, tendo a divulgação que sua qualidade merece. Então, espero que apreciem-o! ;)

//Separo um pequeno trecho desse post aqui para fazer seu update. Saiu há não muitos dias um leak do terceiro full-length do ef, intitulado Mourning Golden Morning. Apesar de não alcançar a veia sublime e envolvente do CD postado aqui antes, ele certamente mostra-se mais inspirado que seu antecessor, retomando aquelas influências sinfônicas e vocais quase sussurrados que constroem uma atmosfera de grande densidade emocional, a ponto de sensibilizar o ouvinte e deixá-lo pronto para deliciar-se e deixar-se velejar naturalmente ao longo de suas sete faixas.

Melhor presente de páscoa, no momento, acho impossível. Enjoy it!


[last.fm] | [myspace] | [official homepage]





[2010] Mourning Golden Morning

01 - Escapade #1
02 - Sons Of Ghosts
03 - K-141 KYPCK
04 - Longing For Colors
05 - Fyra
06 - 401 Lwa
07 - Alp Lugens And Beyond


[review in english]


[purchase] (To be released on April 6th)


[download]







[2006] Give Me Beauty... Or Give Me Death

01 - Ett
02 - Hello Scotland
03 - Final Touch/Hidden Agenda
04 - He Came, He Stayed, He Fell
05 - Tomorrow My Friend...
06 - ...We'll Meet At The End


[review in english]


[purchase]


[download]

2 comentários:

Gabriel PS disse...

não conhecia a banda e cara...
simplesmente obrigado.
Magnifico o som. Sem mais.

R. Borges disse...

é lindo ;~