Yawning Sons




Yawnings Sons, pode-se dizer, é um filho não planejado de duas bandas que desfrutam de certo sucesso no underground stoner/psicodélico terráqueo. Tudo teve início quando os integrantes duma banda de Space rock britânica, chamada Sons Of Alpha Centauri, resolveu chamar os veterenos estadunidenses stoners do Yawning Man para produzir um álbum deles. Asim que chegaram ao seu destinarário e quando os SOAC e YM começaram, juntos, a fazer jams no estúdio, perceberam que estavam fazendo alguma coisa realmente especial e, ao longo de uma semana, essa cosia muito especial se transformou, tão simplesmente e espontaneamente quanto eu digo aqui, no álbum que vos posto agora!

Sob a alcunha de Yawning Sons, veio a luz do álbum "Ceremony To The Sunset". Dizer que a sua sonoridade é uma combinação perfeitamente linear e bem dissolvida das duas bandas não é totalmente verdade, segundo seus próprios membros, pois há ingredientes adicionais em cada parte de seu DNA. É difícil categorizá-lo em uma, ou um grupo de categorias e hierarquias musicais, mas se for para fazer uma tentativa, diria que eles beberam e muito bem nas melhores fontes psicodélicas dos anos 70 e a fase do Pink Floyd ainda sob a batuta do Syd Barrett, temperadas refinadamente com o melhor do Stoner/Desert Rock 90'sta e, por que não, um bocado do Post-rock 00's. A maioria das suas músicas são instrumentais, e todas elas evocam uma sensação um pouco lúgubre, mas serena e instigante, como uma paisagem desértica abandonada ao sabor da lua e de ventos uivantes na noite profunda no qual um admirador solitário contempla um céu ornamentado de míriades de constelações e pergunta a si mesmo e para cada astro que mistérios insondáveis e inomináveis podem lá, residir!

Admito que já tomei existência da banda há um tempinho mas nunca conferi antes pensando que não haveria nada de muito interessante ali. Ledo engano meu, pois trata-se de um dos álbuns mais deliciosos que tive a chance de ouvir em um bom grupo de meses! Se não é algo que vai mudar o mundo, pelo menos garante vários minutos de diversão saudável e surrealista. E é isso, façam bom proveito!


[last.fm]
| [myspace]





[2008] Ceremony To The Sunset

01 - Ghostship - Deadwater
02 - Tomahawk Watercress
03 - Wetlands
04 - Whales In Tar
05 - Meadows
06 - Garden Sessions III
07 - Japanese Gardens


[review in english]



[purchase]



[download]

2 comentários:

Nuno Teixeira disse...

é, realmente, um disco lindíssimo.

Unknown disse...

Acabei de ouvir umas músicas no Myspace deles: uma viagem deliciosa, sem dúvidas.

Valeu, Carlos, por compartilhar!



PEÇANHA, A.A.