Grouper

Grouper é uma one-mand (ou melhor, one-woman band) formada nos EUA, em Portland, Oregon, por Liz Harris. Parece meio paradoxal um projeto nomeado de "Grouper" sendo encabeçado por uma só pessoa, mas talvez seja essa mesma a intenção.

Sobre a música em si, posso dizer que soa um tanto diferente de tudo que se tem por aí, ao mesmo tempo que pode soar familiar a algumas pessoas. Soa mais ou menos como um Shoegaze/Ambient etéreo e sem percurssão, com vocais esparsos e um feeling meio Folk. Pode parecer um tanto estranho, e é estranho mesmo. Nas músicas, predominam texturas sonoras fluentes e reverberantes, transmitindo a sensação meio lúgubre de estar caminhando numa montanha gelada no meio da noite, cercado de neblina, vento, e luzes provenientes somente da Lua e estrelas. Soa tranquilizante e envolvente, ainda que sob um espectro de temor e uma tênue tristeza.

Quem tem alguma familiaridade com os gêneros descritos, ou alguma curiosidade, certamente certamente vale a pena conferir pelo grupo da ela-sozinha. Garante bons momentos, e é mais uma prova de que é possível fazer música de qualidade e originalidade de forma simples e econômica.

[last.fm]



[2008] Dragging A Deep Up A Hill

01 - Disengaged
02 - Heavy Water/I'd Rather Be Sleeping
03 - Stuck
04 - When We Fall
05 - Travelling Through A Sea
06 - Fishing Bird (Empty Jutted In The Evening Breeze)
07 - Invisible
08 - I'm Dragging A Deep Up A Hill
09 - A Cover Over
10 - Wind And Snow
11 - Tidal Wave
12 - We've All Time To Sleep


[review in english]

[download]
[mirror]

Nenhum comentário: