Cynic




Cynic foi formado em 1987 na Florida, EUA, numa época em que várias bandas começaram a explorar o Thrash Metal de maneira mais extrema e mórbida e vieram a formar a tão famosa cena de Death Metal da Florida, reconhecida hoje pela importância histórica e musical que ela representou para o estilo, ao praticamente colocá-lo em evidência para o mundo.

Diferente de bandas dessa mesma geração (Death, Obituary, Malevolent Creation, etc.), o Cynic começou a explorar nuances diferentes em sua música, como mudanças constantes de compassos musicais e elementos marcantes de música Progressiva e até Jazz, aliadas a uma técnica incrível e bem acima da média comparado com outras bandas de Death Metal, se tornando praticamente únicos em seu estilo, naquela época. Talvez só. Pode-se dizer que foi um dos pioneiros a explorar essa dimensão musical de fato e assim se tornaram uma grande influência para bandas como maudlin of the well, Canvas Solaris, Behold... The Arctopus, Gordian Knot (banda que um ex-integrante do Cynic faz parte, inclusive) e todas as bandas que aliam a agressividade sonora do Metal à técnica, psicodelia e versatilidade do Prog e Jazz.

Focus é então o primeiro full-length da banda, lançado em 1993. Depois disso, enquanto gravavam já seu segundo trabalho, a banda veio a se separar devido às famigeradas "diferenças musicas" entre os integrantes. Mas tiveram a cínica (sic) idéia de se reunirem em 2007 para alguns shows, e como eles tiveram uma repercussão acima do esperado pela banda, resolveram se reunir para então gravar um novo trabalho, chamado Traced In Air, que já se encontra rodando pelos meios cibernérticos de todo o cosmo, mas será oficialmente lançado só no final de outubro.

Sobre o álbum Focus que vos posto, confesso que, quando mais novo, não consegui digerir bem essa versatilidade e abrangência de nuances e texturas musicais que o Cynic explora, talvez por falta de maturidade mesmo. Mas hoje, sinto-me muito impressionado com a desenvoltura com que tecem e constroem sua música, esbanjando técnica por todos os poros mas de uma forma natural e fluida, muito mais do que se poderia imaginar de gêneros tão esparsos e aparentemente imiscíveis como Jazz-Fusion e Death Metal. Como se o Zappa e Pink Floyd se reunisse com o Death e ambos embarcassem numa viagem cósmica rumo aos recantos musicais mais profundos e impalpáveis que nossas mentes podem conceber... ou além disso!

Ainda pretendo postar o Traced In Air, se minha conexão colaborar (o que não vem acontecendo nos últimos tempos), aguardem! For now, enjoy it. ;)


//Deixando aqui um link atualizado do Focus, sem contar um do Traced In Air e outro do novíssimo EP da banda, intitulado Re-Traced. Na verdade ele não é tão novo assim, pois a maioria de suas músicas são releituras do Traced. Percebe-se que a banda abandona de vez sua veia metálica de outrora, dedicando-se a um Prog Rock refinadíssimo e pincelado com várias camadas atmosféricas com sabor celestial. Criativo e vanguardista, como sempre. Fico no aguardo do novo CD desde então. Enjoy 'em all!


[myspace] | [last.fm]





[2010] Re-Traced
01 - Space
02 - Evolutionary
03 - King
04 - Integral
05 - Wheels Within Wheels


[review in english]


[purchase]


[download]




[2008] Traced In Air

01 - Nunc Fluens
02 - The Space For This
03 - Evolutionary Sleeper
04 - Integral Birth
05 - The Unknown Guest
06 - Adam's Murmur
07 - King Of Those Who Know
08 - Nunc Stans


[review in english]


[purchase]


[download]





[1993] Focus

01 - Veil Of Maya
02 - Celestial Voyage
03 - Eagle Of Nature
04 - Sentiment
05 - I'm But A Wave To...
06 - Urboric Forms
07 - Textures
08 - How Could I


[review in english]


[purchase]


[download]

Nenhum comentário: