Doom:VS




Doom:VS é o projeto solo do sueco Johan Ericson, cujo principal trabalho é o de guitarrista e compositor do Draconian, banda a qual lhe deu certa forma e notoriedade dentro da cena por sua criatividade musical e a profundade lírica de suas letras, abordando temas obscuros e mórbidos sempre com muita elegância e uma veia poética notável, indo além dos intermináveis clichês que estes temas provocam, mesmo sem querer.

Pois bem, falando agora sobre esse Doom:VS, confesso que eu nunca dei a devida atenção a banda até não muito tempo atrás. Sempre achei-a muito boa, mas nada que me chamasse tanto a atenção a ponto de se tornar uma banda que ouviria sempre, ou que merecesse a atenção das bandas similares, tanto que passei batido pelo álbum que foi lançado em meados do ano passado. Até que, nos derradeiros dias de 2008 resolvi ouvi-lo e percebi, então, o quanto estava perdendo!

Diferente do Draconian, que segue uma linha de Doom Metal que flerta com o Symphonic e o tão aclamado (rótulo altamente duvidoso, devo dizer) Gothic Metal, o Doom:VS segue uma linha calcada totalmente no Doom Metal, mais precisamente no plano Funeral de seus domínios. Inspirado diretamente nos trabalhos de Shape of Despair e Mourning Beloveth, suas músicas são permeadas por uma atmosfera extremamente densa, profunda e obscura, tratando de temas comuns ao gênero como tristeza, angústia e desolação com grande lirismo e elegância em suas linhas.
Porém, além disso, percebi também que suas músicas soam, muitas vezes, mais apocalípticas do que simplesmente melancólicas e desoladas, como se estivéssemos sob um céu cinza-chumbo pronto para desaguar um dilúvio, ou um tornado, ou estivéssemos sob o prelúdio de alguma catástrofe natural ou pessoal que arruinaria tudo a nossa volta e a nossa própria existência.

Foi esse diferencial que me chamou atenção e me fez perceber o quanto o trabalho desta banda é excelente e que merecia um post aqui no exhalethesound, especialmente do último álbum lançado, chamado Dead Words Speak. Muitas bandas aclamam que compõem músicas que seriam perfeitas para o dia do juízo final e se inspiram em toda simbologia e filosofia do mesmo, mas posso assegurar que poucas bandas se aproximam do verdadeiro presságio para o Armageddon como este CD. enjoy it. ;]


[last.fm] | [myspace]





[2008] Dead Words Speak


01 - Half Light
02 - Dead Words Speak
03 - The Lachrymal Sleep
04 - Upon The Cataract
05 - Leaden Winged Burden
06 - Threnode


[english review]


[purchase]


[download]

Nenhum comentário: