Ufomammut












Formado na Itália, em 1999, Ufomammut nos apresenta um Stoner/Doom focada na psicodelia e com grande influência Sludge, buscando por um som mais viajado, cadenciado e ainda assim muito pesado. Divergindo de grande parte das bandas de Stoner não se prioriza aqui a psicodelia em detrimento do peso, a evolução musical da banda, culminando em Idolum, nos mostra que é possível uma igual dosagem dos dois componentes.

Idolum é último álbum da banda, lançado em 2008, e em minha concepção se trata de sua grande obra prima, superando inclusive o bem aclamado Snailking. As músicas são pautadas na construção de poderosas muralhas sonoras que tornam este certamente um dos registros mais pesados do ano passado, a presença de apenas uma guitarra, um baixo e bateria, intercalada com vocais que não tentam se sobrepor a música da forma que são dispostas, ao contrário de parecerem escassas para cumprir tal objetivo, são fundamentais e completamente competentes nessa composição.

Ainda que em uma primeira audição esse álbum possa não soar muito bem, após sua digestão passamos a observar os pequenos detalhes que pouco a pouco contribuem para torná-lo uma obra prima, mais uma grande contribuição italiana que só não se supera a criação do Palestra Itália, das massas e o Ennio Morricone.


[last.fm]
| [myspace] | [official site]














[2008] Ufomammut - Idolum

01 - Stigma
02 - Stardog
03 - Hellectric
04 - Ammonia
05 - Nero
06 - Destroyer
07 - Void/Elephantom
08 - Hermeat [Bonus Track]


[english review]


[purchase]


[download]

Nenhum comentário: