Collapse Under The Empire





Collapse Under The Empire é o nome de uma banda oriunda de Hamburg, Alemanha, que surgiu em meados de 2007 com o intuito de tocar instrumental/post-rock ao seu próprio modo. Sendo uma banda completamente independente até o dado momento, eles lançaram seu debut album intitulado "systembreakdown", lançado já em 2009, e é sobre ele que falarei agora e postarei neste espaço.

Desde os primeiros segundos da audição do colapsodosistema, algumas coisas saltam os olhos (ou ouvidos), como a produção do álbum. Mesmo sendo lançado e produzido de modo totalmente independente, é de impressionar a sua (alta) qualidade, com todos os instumentos aparecendo de forma bem límpida e inteligível em todas as músicas. Não só os intrumentos em si, como também os efeitos eletrônicos que a banda emprega em lugares bem estratégicos em cada uma de suas músicas, o que confere um perfume e sabor bem especial a cada uma delas, além de empregar uma certa atmosfera futurista e cibernética, digamos assim, ao seu universo sonoro. Em vários momentos, essa união de música eletrônica (de boa qualidade, diga-se) com o post-rock remete imediatamente ao 65daysofstatics, que parece mesmo ser a maior influência da banda. Em outros, já lembra o God is an astronaut em seu primeiro trabalho, The end of the beginning, onde a banda flertava bem mais com gêneros eletrônicos. Pode ser que a banda ainda careça de certa maturidade, mas nada mais natural se tratando do tempo em que ela existe, e ainda assim acho que ela muito pouco afeta a qualidade do CD.

É compreensível a "bronca" que muitas pessoas tem do post-rock contemporâneo, alegando que existe um oceano infindável de bandas que se adentram na dimensão do gênero e a maioria nada mais faz do que um copy-and-paste do que bandas mais famosas e consagradas já fizeram em outras épocas, o que é uma crítica válida. Porém, percebo que essa banda aqui revela um potencial e criatividade gigantescos, algo que o tempo não tardará em transformá-los em belíssimos trabalhos e poderá elevar-lhes a níveis bem mais altos do que a maioria das bandas post-rockers que vem borbulhando em vários cantos do globo, além do mais, seu trabalho constrói uma atmosfera difícil de resistir e é de assimilação fácil e agradável. Por isso, achei que mereciam um espaço aqui, para serem divulgados e ter seu nome espalhado por vários cantos e ouvidos do globo a fora. Enfim, aproveitem-o ;)


*Além dos álbuns já postados aqui antes, trago-lhes aqui o novo full-length do CUTE (ficou bonitinha mesma essa abreviação, também acho), o Find A Place To Be Safe. Acho excelente ver que a banda está com todo o gás e lançando dois álbuns completos num espaço de menos de 9 meses, algo raro de se ver mesmo entre bandas iniciantes na atualidade. Quanto ao álbum em si, não esperem nenhuma surpresa em relação ao debut. Aquele post-rock mais "happy happy" e encoberto com camadas eletrônicas e nuances ambientes, bem ao estilo do primeiro trabalho do GIAA, continua firme e forte, talvez ainda mais refinado do que antes. Um belo aperitivo para o final do ano, sem sombras de dúvids. Espero que gostem!

[last.fm] | [myspace] | [official homepage]




[2009] Find A Place To Be Safe

01 - Captured Moments
02 - Crawling
03 - Find A Place To Be Safe
04 - Tranquillity
05 - Angle Of Incidence
06 - Decay
07 - Far To The Past
08 - A Smell Of Boiled Greens
09 - Intelligence
10 - Conscious Of Thirty Nine
11 - Take A Shot On Me


[review in english]


[purchase]



[download]




[2009] Crawling

01 - Crawling
02 - Captured Moments


[download]




[2009] systembreakdown

01 - Monumental Sequence
02 - Sky Falling
03 - Innocence
04 - The Taste Of Last Summer
05 - Quiet Dimension
06 - Environmental Obssession
07 - Turn
08 - Depending On You
09 - Further Than The End Of The World
10 - Buried In Pieces


[review in english]


[purchase]


[download]

4 comentários:

pirs disse...

boa! tava viciado nesse cd uns dias atrás, puta som mesmo.

void disse...

jesus, perfeito.

pedro disse...

Mandou muito bem c.

R. Borges disse...

vou baixar :v