VA - East Of The Wall-Year Of No Light-Rosetta Split





Bem, diferente do que normalmente postamos por aqui, deixarei-vos desta vez um split álbum onde 3 bandas muito interessantes do cenário mais alternativo do Metal (sic) participam, sendo elas East Of The Wall, Year Of No Light e Rosetta.

Sobre a primeira delas, talvez seja a menos conhecida e mais inusitada das três. Seu som transite por muitos universos distintos ao mesmo tempo ainda que tenha (e muito bem) uma identidade bem solidificada. Por muitos momentos, suas músicas nos remetem a nomes de Progressive/Math Metal como Canvas Solaris, em outros percebem-se ecos de Post-Rock e de Metal psicodélico na melhor escola de um Kayo Dot/maudlin of the Well e em outros existe aquele toque meio Ambient que me fez lembrar o Ki, do Devin Townsend Project.

Já o Year Of No Light e Rosetta devem ser mais bem conhecidos de muita gente que passa por esse blog. A primeira banda tem origens francesas lá dos idos de 2001 e se dedica ao tal-chamado Post-Metal, lembrando muito o trabalho de bandas como Cult Of Luna e já tendo feito tour com nomes de peso (literalmente) como Isis. Talvez seu maior diferencial em relação às bandas do seu gênero é a profundidade ainda mais abíssica e obscura de suas músicas, ganhando quotes como "The Cure tocando Sludge", fato esse que eu hei de concordar (com certas ressalvas, of course). Falando ainda no Cure, a outra banda do split, Rosetta, participa com uma só música e que se trata justamente de um cover deles, chamado Homesick, parte do álbum Disintegration. Cover esse que ficou excelente, devo-lhes dizer, pois consegue traduzir átomo por átomo o feeling da música original ao seu microcosmo sludge.

Sei que as postagens no blog foram meio escassas esses mês, mas, como todos aqui, foram dias muito difíceis para este aqui que escreve a resenha e penso que deve ter sido o mesmo para os meus colegas do blog, por isso peço desculpas de todo modo. Mas agora, com mais tempo livre, posso deixar mais coisinhas interessantes aqui, começando logo com este CD que me surpreendeu um bocado, pois particularmente nunca fui muito fã das três bandas participantes e agora percebo a qualidade sônica que elas possuem e não fui capaz de perceber antes.

Enfim, isso é tudo. Feliz dia 25 de dezembro todos! ;D


[Rosetta last.fm] | [East Of The Wall last.fm] | [Year Of No Light last.fm] | [Rosetta myspace] | [East Of The Wall myspace] | [Year Of No Light myspace]





[2009] Split

01 - East Of The Wall - Scumbrella (Mud Button)
02 - East Of The Wall - Scumbrella (Slit)
03 - East Of The Wall - Scrumbella (Dirt Merchant)
04 - Year Of No Light - Cimmeria
05 - Year Of No Light - Metanoia
06 - Rosetta - Homesick (The Cure Cover)


[review in english]


[purchase]


[download]

Nenhum comentário: