Abigail's Ghost




Abigail's Ghost é uma banda oriunda de New Orleans, EUA, fundada por Joshua Terior (vocal/guitarra) e Kenneth Wilson (baixo/backing vocals) no ano de 2003. Depois de terminarem a escola, começaram seus estudos universitários e ficaram praticamente a meio país de distância, trocando idéias musicais ou mesmo músicas completas via internet nesse tempo, tendo inclusive escrito linhas de bateria e teclado para membros duma banda que sequer existia! Depois de alguma busca por esses integrantes, recrutaram John Patrick para a bateria, Brett Guillory para os teclados e Randy LeBoeuf para a guitarra rítimica, criando assim o embrião do Abigail's Ghost, que veio a se juntar em meados de 2007 para gravar seu primeiro álbum, chamado Selling Insecirity, que alcançou uma notabilidade considerável para uma banda de seu porte.

Mas enfim, falando um pouco mais sobre o trabalho do fantasma da Abigail em si, podemos catalogar a banda como Art Rock, Nu Progressive, Alternative-Prog e mil e outros rótulos esdrúxulos que pipocam pela internet a fora. O fato é que a banda faz um Rock Progressivo com fortes influências metálicas e alternativas, lembrando bastante o Porcupine Tree na fase InAbsentia/Deadwing (principalmente este último) mas lembrando também o trabalho do conterrâneo Cire especialmente nas harmonias vocais e passagens musicais mais explosivas.
Sua música é inteligente e doce, sendo técnica sem exatamente ser virtuosa, apresentando uma melancolia contida que por vezes explode em momentos de ira e voracidade embora não chegue a machucar nem perfurar nossos sentidos nem uma vez, soando bem agradável em todo momento.

Apesar de alguns comentários que vi pelos meandros virtuais, nos quais a banda era criticada por lembrar em demasia o Porcupine Tree, soando quase como um plágio em alguns momentos, confesso não ter percebido isso em momento algum deste novo álbum, chamado D_Letion. Existe sim, a influência da banda do Mr. Wilson e comparsas de modo bem marcante, mas está ali mais como uma referência do que um guia para copy and paste. De todo modo, a banda ainda é consideravelmente nova e tem bastante tempo para encontrar seu caminho e os trilhos que a levará a novos horizontes e paisagens sonoras. Potencial para isso, tem de sobra.

Bom, isso é tudo que eu tenho a dizer. 'Til next time, folks!


Abigail's Ghost is an art rock band comprised of five people committed to a well-tempered musical aesthetic deeply rooted in groove, polyrhythms, lush harmonies, haunting ambience, and thinking man's lyrics. More fundamental is their commitment to creating multi-format material, resulting in a convergence of musical thought that extends beyond hybrid genres but maintains a certain distance from concepts of the avante-garde.


[last.fm] | [myspace] | [official homepage]




[2009] D_Letion

01 - D_Letion
02 - lack Lace
03 - Romantique Life
04 - Plastik Soul
05 - Cinder Tin
06 - Gemini Man
07 - Sneak Peek
08 - Visceral
09 - Easy A
10 - Annie Enemy
11 - Grave Concerns



[purchase]


[download]

Nenhum comentário: