múm



múm (pronunciado "moom"), é um grupo oriundo da longíqua, gélida e espantosamente criativa Islândia. Tendo sido formado no ano de 1997 por Gunnar Örn Tynes e Örvar Þóreyjarson Smárason, pelo menos 10-15 pessoas, além desses dois, já passaram pela banda ao longo de seu percurso pela história, onde cada um acrescentava suas idéias e seu toque pessoal ao corpo sonoro da banda.

Falando mais sobre esse corpo, pode-se definir o múm como um grupo de experimental pop. Sim, é um rótulo bastante vago, mas é o mais geral que consigo pensar para a banda. Seu som incorpora inúmeras influências, onde as mais pronunciadas vem da música eletrônica, post-rock e ambient, lembrando bastante o trabalho dos conterrâneos do Sigur Rós. A parte dos rótulos e definições, sua música consegue transmitir um sentimento de pureza e uma atmosfera nostálgica e, de certo modo, pueril, com uma naturalidade e destreza incríveis, emotindo várias cores e fragrâncias de tempos que ficaram ocultos há muito tempo pelas terras da memória, trazendo uma sensação agradável (ainda que, por muitas vezes, repleta de melancolia) de tempos onde as coisas pareciam mais simples, mais saborosas e deleitosas do que os tempos atuais.

Este CD que vos posto, intitulado Sing along to songs you don't know, está programado para ser lançado em agosto de 2009. Mas como ele já está circulando em tudo quanto é meandro internético e se trata de um lançamento muitíssimo interessante, resolvi postá-lo aqui. Depois da saída das gêmeas Valtýsdóttir (sim, nomezinhos bem complicados de se escrever - sorte que existe o copy and paste!) da banda, sua sonoridade perdeu um pouco da atmosfera etérea e melancólica que permeava os primeiros álbuns, mas não perdeu em nada a criatividade e o faro experimental que sempre possuiu, agora mais apurado do que antes, pelo que percebo. É um álbum muito prazeroso de se ouvir, especialmente em momentos mais calmos ou momentos em que só precisamos esvaziar nossas mentes da fumaça e turbilhões de cansaço que permeiam nosso dia-a-dia.

And that's all, folks. ;)


[last.fm] | [myspace] | [band's fansite]





[2009] Sing Along To Songs You Don't Know

01. If I Were A Fish
02. Sing Along
03. Prophecies and Reversed Memories
04. A River Don't Stop To Breathe
05. The Smell Of Today Is Like Breast Milk In The Wind
06. Show Me
07. Hullabbalabbaluu
08. Blow Your Nose
09. Kay-Ray-Ku-Ku-Ko-Kex
10. The Last shapes Of Never
11. Illuminated
12. Ladies Of The New Century


[review in english]


[purchase] (scheduled to August 24th)


[download]

Nenhum comentário: