H.O.P.E.



H.O.P.E. é nada mais que o projeto solo do francês chamado Nikolas Alkariis, tendo lançado seu primeiro (e único álbum, até onde se saiba) em 2006, sob o nome de Reason And Divine. E então vocês perguntam: "Tá, mas e daí? qual é a dessa banda, afinal?"

Bom, trata-se aqui de uma banda não mais do que inusitada. Sua base sonora é calcada firmemente num Symphonic/Post-Black Metal que remete imediatamente a nomes como Hollethon e Transcending Bizarre?, adicionando ainda toques vanguardistas aqui e acolá que lembram o já-postado-aqui-anteriormente Nachtmystium, porém, é impossível não se chocar quando, reunido com estes elementos musicais, ouve-se um vocal à la Muse/Radiohead (?!) e interseções eletrônicas cuja inspiração bebe diretamente das melhores fontes cyber e synth-pop! Sim, isso mesmo que você acabou de ler, Black Metal com elementos de Indie Rock!

Claro que eles só se dão o ar de sua graça em alguns momentos mais esparsos, mas não deixa de ser chocante ver a ousadia de fazê-lo, mesmo em poucos instantes. E fazê-lo muito bem, diga-se de passagem, pois eles realmente conferem um tonalidade totalmente renovada e diferenciada ao que pode-se esperar de algum CD de Black Metal alternativo (sic) e tornam a execução especial, alternando aqueles momentos de fúria negro-metálica em puro fervor com a dramaticidade e introspecção irradiada via essas interseções indie-like e alguns momentos mais serenos onde linhas de piano e interseções pop-cibernéticas dão o ar de sua graça.

Apesar de ter me chocado um pouco assim que deixei o CD rolar e de ter ficado com uma certa ojeriza à primeira vista com essa proposta, tive que me render e assumir que trata-se de um álbum excelente e ousado, fazendo jus a alcunha Avantgarde que muitos o conferem., valendo lembrar que, apesar de ser algo bastante underground, a produção está muito mais do que aceitável, talvez acima da média inclusive do sub-sub-sub-gênero no qual se situam. Logo, acho que seria de muito bom grado deixar o trabalho do H.O.P.E. aqui e que cada um tenha a chance de conferir o grande álbum que fizeram. Enjot it. ;)


[last.fm] | [myspace] | [official website]



[2006] Reason And Divine

01 - An Ordinary Morning
02 - Chateau Noir
03 - My Own Interior Way
04 - My Second Self
05 - Absinthe
06 - Racine Mortelle
07 - A Light Despair
08 - Hope


[review in english]


[purchase]


[download]

Nenhum comentário: