Menace Ruine




Menace Ruine,
ao que consta, trata-se de um duo de Québec, Canadá, fundado no outono de 2006 mas que só no início de 2008 nasceu o primeiro fruto do seu trabalho, uma demo batizada singelamente de In Vulva Infernum. Ainda no mesmo ano, vieram a tona seus dois full-lengths sob os nomes de Cult Of Ruins e The Die Is Cast, nesta ordem, e sendo o segundo deles o que vos deixarei aqui, no momento.

É certo que definir o trabalho deles é uma tarefa árdua, para não dizer impossível de se realizar com precisão. Pode-se dizer, então, que os alicerces e a espinha dorsal de seu universo sonoro está devidamente enraizada no Black Metal, mas existe muito mais do que os já conhecidos e batidos elementos negro-metálicos em seu macro e microcosmos. Existe também uma grande influência de Noise e Drone, de modo a encobrir suas músicas em camadas e mais camadas de reverberância, sem contar elementos muito bem inseridos de neofolk a la Death In June, World Music na cortesia de um Dead Can Dance juntopsicodelia progressiva e kraut-roqueira, conferindo um tempero exótico e transcendental a cada uma de suas músicas e sendo ele ainda mais ampliados devido aos ritmos que regem essas suas músicas, ora caindo na velocidade gélida e mecânica já tradicional do BM, ora caindo em pulsos cadentes com sabores tribais (?!). Então, combine esse plasma sônico todo com um vocalista cujo timbre remete, imediatamente, a um Brian Molko (Placebo) demonizado (?!?!), e voilà, temos então o kit Menace Ruine!

Sim, penso que a maioria das pessoas que leram essa resenha terão dificuldades em visualizar todos esses elementos reunidos e combinados num único universo tri (ou quadri)-dimensional, fato que não há nada de condenável. É aquele tipo de experiência que só mesmo ouvindo para se crer e compreender, caso contrátio, impossível de assimilar tudo isso e digerir devidamente.
Para aqueles que estão naquela vibe (sic) do chamado Psychedelic Black Metal, mais precisamente de bandas como A Forest Of Stars e Njiqahdda (bem como outras não tão similares, como The Angelic Process), é certo que este álbum será um prato cheio e motivo de diversão e alegria (sic) por muito tempo. Enjoy it!

/Vazou o quarto e muito aguardado novo álbum dos canadenses do Menace Ruine. Ainda estou na primeira audição, mas já deu pra perceber que a qualidade dos anteriores está presente nesse novo trabalho também.

"The Montreal duo MENACE RUINE will release their fourth opus in May 2010 on Aurora Borealis. Entitled "Union of Irreconcilables" the album builds on their previous great work, the alchemical collision of Black Metal, noise, mysticism, martial rhythms, and a Medieval sense of melody leaving the listener with a sense of unforgettable originality." [edited: pedro]


[last.fm] | [myspace]



[2010] Union of Irreconcilables

01 - The Upper Hand
02 - Not Only A Break In The Clouds But A Permanent Clearing Of The Sky
03 - Corrido De Perdition
04 - There Will be Blood
05 - Nothing Above Or Below
06 - Primal Waters In Bed
07 - ...Collapse

[purchase]


[download]





[2008] The Die Is Cast

01 - One Too Many
02 - This Place of Power
03 - The Die Is Cast
04 - Surface Vessel
05 - Dismantling
06 - Utterly Destitute
07 - The Bosom of the Earth


[review in english]


[purchase]


[download]

Um comentário:

Susana Quartin disse...

Tornou-se o meu disco preferido de 2008, e os Menace Ruine numa das minhas bandas preferidas. Já ando a ouvir o Die Is Cast há mais de um ano e ainda não me cansei. Fantástico a todos os níveis, mal posso esperar pelo próximo trabalho :).