Dale Cooper Quartet And The Dictaphones




Emergindo da França, taí algo um tanto diferente do usual para apresentar-lhes hoje. Trata-se de Dale Cooper Quartet And the Dictaphones, ou só DCQATD (pois abreviar é sempre preciso), um quarteto (oh) que se dedica a um novo subgênero que vem ganhando força, seguidores e mão-de-obra nos últimos tempos, alcunhado por Doom Jazz.

Muitos aqui já devem conhecer o nome Doom Jazz devido ao Bohren & Der Club Of Gore, praticamente o artista que consolidou o estilo e o nome que ele leva. Pois então, parece que já vem surgindo por aí (ou então, simplesmente decidiram sairam da toca) os seus discípulos, caso que corresponde exatamente aos Dictaphones do Dale Cooper. Claro que ainda não encontramos aqui a maestria sublime do supra-citado, ou mesmo do Kilimanjaro Darkjazz Ensemble, mas fechar os olhos ao potencial pulsante dos rapazes (ou não tão rapazes assim...) seria, no mínimo, ignorante e pouco inteligente.

Sua música, embora minimalista, é bastante rica e permeada de detalhes que só mesmo os ouvintes mais atentos munidos de bons headphones são capazes de perceber, sendo capaz de mesclar com equilíbrio maestral a esfera acústica com um certo ar vintage com a esfera eletrônica de perfume pós-moderno, fazendo evocar atmosferas não menos que enigmáticas, densas e vertiginosas. É quase como mergulhar de cabeça num filme do David Lynch, ou passear por pubs obscuros e subversivos nas altas horas da noite em alguma parte abandonada de uma megalópole sob efeito etílico a procura de fantasmas, acalanto, Marlboro e uma pílula de neosaldina. (?!)

Viagens caleidoscópicas a parte, taí algo que foge totalmente do usual e capaz de satisfazer não só a galerë mais chegada ao lado experimental e vanguardista da força mas também aqueles ávidos por curiosidades bizarras e desejam requintar ainda mais seu repertório musical. Aproveitem! (;


[last.fm] | [myspace]


[2007] Parole De Navarre

01 - Ta Grenier
02 - Une Celier
03 - La Boudoir
04 - Aucun Cave
05 - Ma Dressing
06 - Ma Couloir
07 - Sa Vestibule
08 - Mon Bibliotheque
09 - Eli Corridor
10 - Lui Hall


[purchase]


[download]

2 comentários:

Rune disse...

Great album.. The first half is absolutely stunning! Thanks for putting it up, guys.

Anônimo disse...

thanks - steve