Akhphaezya




Akhpaezya é um projeto musical idealizado por Stephan H. e que, em 2002, tomou vida na forma de um quarteto, sendo formado então por Nehl Aëlin, Loic Moussaoui e Stephane Beguier. É um projeto consideravelmente ambicioso (num bom sentido), envolvendo não só a questão da expressão musical através de várias influências que a banda carrega em sua bagagem, mas também um cuidado maior com a expressão visual e literária.

Tendo, desde a sua formação, gravado e regravado uma demo e feito alguns shows pela França e Bélgica, conseguiram então gravar seu primeiro full-length no começo de 2008, levando o nome de Anthology II. O conceito por trás deste álbum é contar a história de uma terra lendária medieval que leva o nome da banda, com suas particularidades, elementos, história e evolução, bem aos moldes da literatura de fantasia. Maiores detalhes sobre ela se encontram no website da banda.

Além do conceito literário e do aspecto visual minuciosamente cuidado e projetado pela banda, o aspecto musical também é digno de nota e surpresas. Seu som pode ser chamado de Avantgarde Metal, mas a definição soa ainda um pouco vaga e restritiva no caso deles. Suas influências passeam não só pelo domínio do Metal, mas como o do Rock Progressivo, Música Clássica do início do século, e também de Jazz, este último especialmente por parte de algumas linhas de piano/teclado em algumas músicas e da vocalista Nehl, que, aliás, é um dos maiores destaques da banda. É de impressionar a forma como ela consegue usar em subestilos musicais tão diferentes e ainda soar igualmente bom em todos eles. No mais, ainda dá pra notar algumas influências esparsas de música árabe/árabe, conferindo um "charme esotérico" ao já especial trabalho da banda.

Uma banda semelhante que surgiu há pouco tempo e que leva um som parecido com o Akphaezya são seus conterrâneos do Pin-up went down, mas particularmente acho essa que posto aqui melhor, assim como acho que o universo de diferentes gêneros e subgêneros musicais que as duas bandas desenharam ganhou um "contorno" e textura mais bonita e natural no caso deles. Enfim, essa foi só uma referência que quis fazer, para dar uma idéia melhor para quem quiser ouvir. Por mim, esse é um dos melhores e mais surpreendentes álbuns de 2008, e espero que gostem, sinceramente. ;]

//Update: Re-upload do álbum Anthology II


[last.fm] | [myspace] | [official website]





[2008] Anthology II

01 - Preface
02 - Chrysalis
03 - Beyond The Sky
04 - Khamsin
05 - Reflections
06 - Awake
07 - The Golden Vortex of Kaltaz
08 - The secret Of Time
09 - Stolen Tears
10 - Trance HL.14
11 - The Bottle Of Lie


[english review]


[purchase]


[download]

Nenhum comentário: